Quando alguém importante para o seu negócio pisa no seu calo ou fala uma verdade que você não gosta, o que você faz? Se a sua resposta foi “me afasto dessa pessoa”, você está errada. É amiguinha, na carreira empreendedora você não vai precisar amar todo mundo que te rodeia, mas você tem que manter por perto as pessoas que fazem seu sonho acontecer.

Você não precisa ser amiga de todo mundo, só precisa respeitar as pessoas com quem convive e passar por cima do ego pra continuar trilhando um caminho de sucesso. Eu sei que isso não é tão fácil, mas vou te contar os 3R’s que eu uso e que me ajudam bastante. Confira abaixo:

Respeite

No ambiente corporativo você não precisa ser amiga de todo mundo, principalmente, se você for a líder. Você deve respeitar as individualidades de todos, somos seres humanos e somos diferentes. Entenda isso. É claro, que quando temos afinidade com os nossos colaboradores a coisa muda e uma amizade é inevitável. Eu mesma trabalho com uma grande amiga, que na verdade, é quase irmã: a Roberta. Nós somos a prova viva que respeito, comprometimento e amizade podem caminhar lado a lado no mundo do empreendedorismo.

Respire

Situações que você não concorda ou que te deixam desconfortável podem acontecer, mas você precisa ser o exemplo e manter a cabeça no lugar. Nunca esqueça disso! Quando esse momento chegar, meu conselho é: saia por um instante e vá respirar. Isso mesmo, mantenha-se num ambiente neutro por alguns instantes e coloque a cabeça no lugar. As piores atitudes são tomadas quando estamos tristes ou com raiva. Então não preserve esses sentimentos em você, o que nos leva ao terceiro “R”.

Leia mais

• Aceita o desafio de espalhar amor

• Rotina da empreendedora

Releve

Se os desconfortos forem no âmbito pessoal e não estiverem atrapalhando sua produtividade e os seus resultados, releve. Não vale a pena se desgastar e criar um problema maior. Evite conflitos internos. Seja profissional sempre. O ideal é convocar reuniões e esclarecer tudo. Separe o pessoal do profissional, seu negócio agradece.

Amiga empreendedora, esses são os 3R’s que me ajudam demais a controlar minha personalidade forte e me fazem mais profissional a cada dia. Esses exercícios me tornam mais humilde e realizadora. Pois eu sei que sozinha meu grande sonho não estaria acontecendo. Você também não irá muito longe se estiver sozinha.  Vale a pena utilizar esse método no seu dia a dia. E por falar nisso, você já havia pensado em como contornar seu ego para não perder oportunidades no ambiente de trabalho? Deixe seu comentário.