É hora de falarmos de um tema muito importante para a sobrevivência do nosso negócio, que é o nicho de mercado. Você já escolheu o seu? Alguns dias atrás nós conversamos sobre posicionamento e na sequência é bom entender o que é nicho, para agir.
Quando você seleciona o seu nicho de mercado, vai se concentrar em conteúdo, serviços e produtos para determinada classe, garantindo resultado.
1 Definindo o nicho
O nicho de mercado, nada mais é que atingir um determinado público dentro da sua segmentação. Por exemplo, seu segmento é alimentos, nele vai encontrar alguns nichos, tipo: vegano, vegetariano, fast-food, alta gastronomia, tolerância a alimentos, entre outros.
Você vai criar um projeto, dentro da grande área que escolheu atuar, procurando ter um destaque e ser claramente identificado. É importante que seja muito bem entendido e definido, para alinhar nossos produtos e termos mais lucro.
2 Como encontrar o meu nicho de mercado
O ideal para encontrar bons nichos de mercado é procurar sempre relacionar “o que” com “quem”, assim vai entender seu público, o que ele busca e o que você pode oferecer de especial para ele. Os nichos estão dentro de cada segmento maior, como: educação, casa, esporte, presentes, entre outros.
Vou te dar uma dica de ouro, faça o seguinte:
Casa > Manutenção > Limpeza de fossa
Entendeu?
Isso é ir do segmento ao nicho de mercado, tornar o principal num subtema e a partir daí explorar. Quanto mais específico você for na criação do seu nicho, mais rápido você vai chegar ao seu público-alvo. Ser muito amplo, nesses casos, é um risco que não podemos correr, principalmente se for um novo negócio ou pequeno.
Ter foco no público vai te dar a exata dimensão do que eles precisam e te guiar para oferecer exatamente o que eles esperam do seu produto ou serviço.
Leia mais
3 Nicho definido
Não é muito fácil definir nicho, depende de atenção, conhecimento, pesquisa, dedicação e entendimento daquilo que você quer. Com essas dicas acima, acredito que você vai começar a entender como fazer e correr atrás.
Para ficar claro, nichos para internet e fora dela possuem algumas regras diferentes, para isso, use a informação a seu favor. Inclusive fiz um post bem legal sobre isso e você pode ler aqui. Pela identificação do nicho, vá trabalhando nos sub-nichos, refinando ainda mais seus resultados, isso vai trazer mais lucro.
Está na hora de arregaçar as mangas e estudar mais sobre o assunto, se dedicar para fazer que seu negócio ofereça o que há de melhor para os consumidores.
Empreender é aprender e trabalhar muito a todo momento.
Comece agora mesmo e venha nos contar a sua experiência, sucesso!
No Comment