Sempre que estamos pensando em um novo negócio ou em investir, a pesquisa sobre o assunto é fundamental. E muitas pessoas buscam nas franquias a solução ideal para empreender, tudo pela facilidade que ela oferece no ato da contratação e a sua assistência especializada no andamento do projeto.

Elas oferecem segurança, um plano de negócios já estruturado e, em alguns casos, oferecem um período de teste para você entender sobre o negócio e avaliar seu investimento. Mas vou explicar melhor o que são franquias mais abaixo:

1 O que são as franquias?

São empresas que cedem sua marca, tecnologia, padrões, por meio de um contrato, para que terceiros possam usufruir disso e ter seu próprio negócio. A Associação Brasileira de Franquias tem um site, que é o Portal do Franchising, onde você encontra todas as informações necessárias para entender e se aprofundar no assunto.

São vários os segmentos que você pode escolher, como: alimentação, saúde, bares, pizzarias, escola de idiomas, e tantos mais, cabe a você analisar o melhor.

Nessa hora é preciso fazer o estudo de franqueabilidade e ver se a sua cidade ou região atende às expectativas do franqueador.

Leia mais

• Plano de negócios: qual o ponto mais importante?

• 5 tipos de comportamento que geram resultado

2 O que eu preciso para entrar no ramo das franquias?

Aqui estamos falando dos franqueados, que são as pessoas que investem na marca para ter retorno financeiro. E o primeiro passo pra fazer parte disso é que você tenha o dinheiro para investimento inicial.

Outro passo importante é conhecer a legislação, a lei 8.955/94 que trata dos direitos e deveres do franqueado e franqueador. Depois disso é pesquisar qual modelo se encaixa na sua realidade, estudando as empresas que oferecem essa opção, observando sempre a parte financeira.

Fique atenta às taxas de franquia, aos royalties e as demais taxas embutidas nos contratos. Isso vai fazer a diferença no seu faturamento.

3 Eu não experiência nisso, e agora?

As franquias oferecem essa vantagem, você recebe todo o plano de negócios, treinamentos, suporte de gestão, programas e todos os processos já estão padronizados. Isso é uma vantagem, já que vai estar tudo pronto e você só precisa executar, dentro dos padrões de qualidade.

Por fim, no processo de conhecer a franquia ideal, veja e conheça os depoimentos de que já contratou com aquela empresa, para não ter surpresas depois.

Confie em você, no seu trabalho e vá e frente, o mundo é seu e você pode conquistar todos os dias uma parte.

Sucesso pra você e me siga no Facebook para ver novidades todos os dias.