Quando estamos com nossos processos alinhados, o crescimento é o próximo passo, mas será que você está organizada para atingir outro patamar?

Isso mesmo, de repente a empresa dá um salto e pega todo mundo de surpresa, nesse momento, se não tivermos um ambiente organizado, pode ir tudo por água abaixo.

Vou te dar algumas dicas de como ir preparando seu negócio para o crescimento e saber aproveitar ao máximo o caminho do sucesso.

Prepare as pessoas

Analise os perfis entre os seus colaboradores e capacite aqueles que tem um melhor desenvolvimento, eles precisam estar preparados para te auxiliar.

Provavelmente vai precisar fazer mais contratações e esses líderes que você já tem, que vão alinhar os novatos aos seus propósitos e te ajudar a gerir.

Essa transição é importante, já que vai ter que passar algumas das suas tarefas para eles e os mais antigos para aqueles que estão chegando.

Faça um mapeamento de competências para os cargos novos e encaixe cada um em seu devido lugar, se fizer isso errado, vai gerar insatisfação e perder produção.

As pessoas têm que ser aliadas do seu crescimento e não vilões, pense nisso.

Tenha uma cultura organizacional bem estruturada

É sempre muito importante documentar tudo, ter manuais, códigos e estrutura catalogados, isso vai facilitar no recebimento de pessoas novas.

O seu pensamento pode mudar em algum momento, mas a sua essência será a mesma e é nela que você deve se apoiar para crescer.

Por isso, difundir seus valores, a cultura que criou para chegar até ali é o que vai sustentar boa parte do seu crescimento.

Internalizar na equipe essa cultura, é garantir que o sucesso é para todos. As pessoas são muito valiosas na organização, são quem estruturam e viabilizam as nossas ideias.

Leia mais:

• Finanças pessoais e empresariais, posso misturar?

• 5 erros mais comuns na gestão do negócio

3  Tenha processos bem definidos

Nesse caso é essencial ter tudo escrito também, um detalhamento de cargos e funções, processos e hierarquia. Cada pessoa que estava antes no cargo, precisa ser responsável por esse registro, para facilitar a transição.

Ao fazer isso, você vai estar criando uma rotina, um processo, métodos e organizando e estruturando para o crescimento. E esses profissionais que fizeram esse registro inicial, precisam estar disponíveis para acompanhar as mudanças necessárias em cada área estruturada.

Vai ser a partir dessa organização que vai ser possível o planejamento para atender seu crescimento. A desorganização pode te jogar lá embaixo.

4  Pense grande,  crescimento sempre!

Pensar pequeno te limita e não é um comportamento empreendedor, devemos buscar a melhoria todos os dias. Para pensar grande, precisa estudar muito, estar capacitado e conhecedor do mercado que atua.

Alinhado com seus stakeholders, transmitindo organização, responsabilidade, comprometimento, planejamento e estratégias, você vai longe.

Você vai precisar usar toda a informação possível, alinhar seu ciclo PDCA, ter controle financeiro perfeito, controlar seu estoque e fazer tudo girar, estudar muito e depois colher os frutos.

Tenha seu plano de negócios, faça a análise SWOT, se desafie e desafie sua equipe, tenha o engajamento deles e as coisas vão fluir positivamente.

Coloque isso no seu planejamento, tenha metas e seja responsável com a organização que seu negócio precisa, depois disso é só sucesso!