Olá amiga empreendedora. Hoje eu vou falar de franquias, mas não das vantagens e sim dos erros que as pessoas cometem quando resolvem investir nisso. Inclusive já fiz um post bem legal explicando a diferença entre começar um negócio do zero ou apostar em uma franquia que vale a pena você dar uma olhadinha. Mas voltando ao tema, veja abaixo alguns erros de quem resolve ser um franqueado:

Não conhecer o mercado

Esse erro pode causar a falência do seu negócio antes mesmo dele começar, seja franquia ou você começar do zero. Saiba o mercado que está entrando, o tipo de consumidor que faz parte deste meio e como você deve se posicionar para se destacar da concorrência. Ah, conheça essa ferramenta e descubra qual é o seu mercado. Por mais que já tenha uma marca com um nome no mercado, sempre busque melhorar na forma como se apresenta pro seu cliente.

Leia mais

3 dicas para prospectar novos clientes

Crie vitrines incríveis e atraia mais clientes

 

Acreditar que é sinônimo de independência

Muitos empreendedores recorrem às franquias porque querem ser seus próprios chefes. Isso tudo de uma forma mais simples, pois é através de uma marca já conhecida, ou seja, não vai ter tanto esforço em erguer um negócio do zero, basta só um investimento inicial. Antes de tudo, quem aposta em franquias deve confiar no franqueador e no sistema que envolve esse tipo de negócio. Logo você não tem 100% de autonomia nesse caso. Além disso, você acha que é de graça? Óbvio que não, tem uma porcentagem que deve ser paga nesses casos. É como eu sempre digo: “não existe almoço grátis” haha.

Não implementar o sistema de franquia

Pra quem não sabe, as franquias já tem um sistema estruturado e o franqueado só deve seguir essa “receita do bolo”. Isso quer dizer que você deve conhecer todos os detalhes da operação e seguir as etapas do processo. Agora imagina: você cheia de ideias mas não pode fazer nada no seu negócio porque ele já tem um modelo estruturado e não pode fugir disso. É por isso que sempre falo que o foco deve ser na realização dos seus sonhos. Já parou pra pensar em qual é o seu? E pra isso separei 3 textos que já fiz pra abrir a sua mente sobre isso.

Ter o próprio negócio: sonho ou pesadelo?

Livre-se das desculpas e tire seus sonhos do papel

Sonhadora x Realizadora: como tirar seus sonhos do papel e ser bem sucedida

Esses foram alguns erros que as pessoas cometem quando apostam em franquias para alcançar a independência financeira. E aí, gostou do meu texto de hoje? Fala pra mim nos comentários tudo: se está interessada em participar de uma franquia, se quer começar um negócio do zero, o que vier na sua cabeça haha esse espaço é nosso.

Baixe aqui o e-book _Vale a pena investir em e-commerce_(1)

vip_whatsapp-var