Você começou a empreender e parece que não consegue mais dar conta de todas as suas tarefas? A rotina que antes te ajudava a ter controle, agora só te atrapalha e você começa a sentir o excesso de atividades e falta de tempo?

É comum a gente se perder no meio de tantos processos, principalmente quando a nossa empresa começa a crescer. Nessa postagem, quero mostrar para você que é possível utilizar a rotina ao seu favor ao invés de ser consumida por ela. Basta um pouco de organização.

Antes de mais nada, é interessante saber que nesse primeiro momento no qual você empreende, a sua atenção deve estar voltado mais aos processos do que na atividade em si.

Pensar dessa forma é importante porque se você não consegue se organizar com uma demanda pequena, à medida que for crescendo a procura vai ser mais difícil tomar as rédeas da situação. Se você empreende ao mesmo tempo que trabalha em horário comercial, a atenção deve ser redobrada. Afinal de contas, ter um espaço na sua agenda para você e sua família é essencial para a sua saúde e para a saúde do seu negócio.

Além disso, tenho algumas dicas que podem te ajudar a ter o controle da situação. Essas dicas contribuem para que eu me sinta bem, motivada a dar o meu melhor e sim, aumenta a minha produtividade, uma vez que não sou consumida pela minha rotina de empreendedora. Dá uma conferida abaixo:

Tenha uma agenda

Nessas horas vale desde a agenda de papel até mesmo a agenda pelo celular. Eu uso o próprio calendário do Gmail, que é gratuito, para me organizar no dia a dia. Encontre o meio mais prático e confortável para você, para que, dessa forma, você atualize diariamente as informações.

Nem todo mundo gosta de agendas. Mas, acredite, ter um meio que te permita ver as suas tarefas durante a semana é essencial para que não seja consumida pela rotina e pelas atividades de empreendedora.

Estabeleça 3 prioridades por dia

No dia anterior tenha em mente 3 prioridades que você deve executar no dia seguinte. Existem as atividades diárias, entretanto, foque nessas 3 prioridades que devem ser feitas. As outras, caso não consiga realizá-las, terão prioridade no dia posterior.

Por mais que nos organizamos para fazer determinadas coisas, é comum acontecer algum imprevisto e bagunçar todo o seu planejamento. Não desanime, basta colocar as atividades para o próximo dia.

Tenha uma meta por semana

Além da agenda e das prioridades diárias, você deve ter uma meta durante a semana. À medida que você for conseguindo realizar esses objetivos fica mais fácil estabelecer mais de uma meta por semana. Isso te ajuda a direcionar os esforços da semana. Comece com uma e depois tenha até 3 metas semanais. Evite querer resolver tudo de uma só vez e aprenda a dividir essa tarefa semanal em tarefas menores. Dessa forma, você consegue resolver essa meta e não se atrapalha no meio do caminho.

Leia mais:

Organização Pessoal Afeta o seu Negócio?

Como Traçar Metas de venda para o próximo mês?

Saiba dizer “não”

Muitas vezes ficamos tão imersas em realizar os nossos sonhos que não conseguimos dizer não para as atividades que abrangem o nosso negócio.Isso acontece quando não estabelecemos prioridades nem temos um agendamento semanal.

Nesse caso, saiba exatamente o que precisa ser feito para evitar cair na tentação de resolver tudo ao mesmo tempo. Caso seja urgente, analise com calma e saiba organizar o seu dia e o dia seguinte.

Tenha um horário para trabalhar

Um dos primeiros erros de uma empreendedora que é engolida pela rotina é não equilibrar o tempo de trabalho, ou seja, estar 100% do tempo focada no seu sonho.

No início, é normal que o seu negócio ocupe boa parte do seu dia. Entretanto, à medida que o projeto for caminhando, estabeleça um horário fixo ou um número de horas diárias para focar exclusivamente a sua empresa. Quando conseguir tornar esse horário um hábito, seu dia renderá muito mais e ainda terá tempo para resolver problemas pessoais e ficar com a família.

Saiba delegar

Essa dica é ótima para quem tem uma equipe. Delegue algumas funções e diminua o seu controle em todo o processo. Assim, você otimiza o seu tempo e também consegue motivar os seus funcionários, que se sentem mais independentes e capazes de executar suas atividades.

Tenha um momento só para você

Igualmente como eu disse antes, reserve um tempo todos os dias para sua família e para cuidar de você. Isso te ajuda a ter mais motivação no dia a dia e melhora a sua produtividade. Saia para viajar um ou dois dias, conheça novos ares  e refresque a sua mente.

Se não der para fazer isso agora, se organize em um período que não prejudique o seu negócio. Acredite, faz toda a diferença na sua vida esses momentos fora da rotina.

Gostou? Encontre mais dicas como essas no meu canal no Youtube, no meu Facebook e no Instagram.

e-book-e-commerce-sabrina-nunes

lista-vip-whatsapp-sabrina-nunes