Amiga empreendedora, você já possui uma equipe de colaboradores e precisa de ideias pra manter a chama da motivação acesa? Então esse texto foi feito especialmente pra você. Hoje vou te apresentar um conceito que uso muito e que pode mudar para melhor o ambiente dentro do seu negócio: o empreendedorismo interno.

Mas antes você precisa saber que o intraempreendedorismo, ou empreendedorismo interno, é o conjunto de ações que estimula seu colaborador a agir e pensar  como se fosse dono do próprio negócio, no sentido de trazer mais produtividade, mais rentabilidade e melhoria nos relacionamentos. Uma diferença entre o intraempreendedorismo e o empreendedorismo nato é a tomada de decisão, enquanto no primeiro tipo o colaborador precisa de autorizações para implementar, no segundo tipo a decisão de agir é pura e simplesmente do dono do negócio.

Agora que você já sabe qual o conceito que uso para motivar minha equipe vou te dar uma dica de como criar um projeto desses dentro da sua empresa e te desafio a colocar em prática. Você vai desfrutar de  ideias incríveis e trabalhar com gente feliz, produtiva e motivada. Pronta? Vamos lá!

Os setores do seu negócio possuem metas que precisam ser atingidas, certo? Estabeleça equipes e um responsável pela meta e dê a missão de criar um projeto contendo objetivos, ações  e orçamentos para que aquela meta seja alcançada. Por exemplo: Se uma de suas metas for aumentar as vendas em 10% no próximo trimestre, leve pra equipe o desafio de criar em conjunto um projeto, delegue um gestor  e dê um prazo para a criação.

Leia mais

Como investir em comunicação interna no seu negócio

Aprendendo a liderar com o método de “O Monge e o Executivo”

Após o projeto pronto separe um tempinho com sua equipe para que eles apresentem  o que criaram. Avalie os riscos, faça adaptações se necessário e coloque no ar. Genteeeeee, isso funciona. Você não tem noção da mágica que ações assim podem fazer. E não acabou por aí. Após as implementações, os participantes devem ir avaliando os resultados e criando planos de ações. Faça também uma premiação ao final da execução de cada projeto.

Isso tudo funciona, pois você estimula o poder criativo de sua equipe e cria uma espécie de gestão colaborativa, onde todos são completamente responsáveis pelos resultados. É claro que você precisa participar ativamente avaliando o plano e as execuções. E por falar nisso, você já conhecia esse conceito? Você já fez alguma ação assim dentro do seu negócio? Me conta nos comentários!

Você, que já tem um negócio formal ou pensa em formalizar, sabe os benefícios de ser MEI? Nesse material exclusivo que eu fiz, você pode aprender desde como se formalizar até como ser uma empreendedora de sucesso. Baixe aqui.

vip_whatsapp-var