Se você é empreendedora de primeira viagem deve se sentir perdida quando precisa lidar com o relacionamento entre seus colaboradores. Fiz esse texto pra você que tem esses três problemas para resolver: como gerir problemas internos, “rádio peão” e desentendimentos. Você vai aprender como contornar de maneira efetiva os conflitos internos no seu negócio. Vamos lá?

Aplique normas e regulamentos internos

Um ponto muito importante da cultura organizacional é a criação de procedimentos, normas e regulamentos. Seus colaboradores precisam entender com clareza os valores que você deseja transmitir no seu negócio e segui-los. Então preocupe-se em realizar treinamentos no ato de contratação e periodicamente.

Seja clara na delegação de função e autoridade

A confusão sobre função e autoridade é um fator que gera bastante “burburinho”, então vale a pena criar um organograma e quadro de responsabilidades. Esse documento será o seu guia na hora de estabelecer as demandas e contornar os conflitos.

Leia mais

Aceita o desafio de espalhar amor

Rotina da empreendedora

Tenha uma comunicação interna ativa

Quem  não comunica se estrumbica, não é mesmo? Não corra esse risco, ele é desnecessário. Então tenha um setor de comunicação interna e  de preferência com uma estratégia clara de endomarketing. Já falei aqui no blog sobre esse assunto: Como investir em comunicação interna no seu negócio

Contrate um recursos humanos

Seu negócio está crescendo, se desenvolvendo e você precisa cada dia mais profissionalizar as relações e os setores. Tenha um recursos humanos é imprescindível para um bom desenvolvimento tanto nas contratações, quanto no desenvolvimento de planos e carreiras dos seus colaboradores. São diversas técnicas e formas de contornar e evitar os conflitos. Vale a pena o investimento.

E esses foram os 3 conselhos pra você driblar as dificuldades de realizar a gestão das pessoas incríveis que fazem seu negócio acontecer. Problemas sempre vão existir, o que vai fazer você se destacar é a forma como você lida com isso. E por falar nisso, você já passou por alguma situação de desentendimento entre colaboradores? O que você faz para superar as dificuldades desse aspecto? Quer Conta pra mim nos comentários.

Você, que já tem um negócio formal ou pensa em formalizar, sabe os benefícios de ser MEI? Nesse material exclusivo que eu fiz, você pode aprender desde como se formalizar até como ser uma empreendedora de sucesso. Baixe aqui.

vip_whatsapp-var