Eu recebo muitas perguntas sobre o marketing de influência, por isso decidi escrever esse post. Amiga empreendedora, esse assunto é novidade e todas as dúvidas são pertinentes, mas pra você entender melhor o que é o marketing das estrelas das redes sociais.

Aqui está uma comparação que costumo fazer: Sabe a Fátima Bernardes fazendo o comerciais da marca Seara? A marca está usando a influência que a apresentadora tem com as donas de casa para aumentar a empatia e consequentemente suas vendas.

Acredito que por mais que seu negócio esteja indo bem você ainda não consegue contratar um artista global e um espaço na TV Globo. Mas com toda certeza, pessoas que possivelmente se interessaria por seus produtos usam a Internet e deve ter uma conexão com alguma personalidade que tenha influência digital.

Isso foi exatamente o que eu fiz, todas as minhas clientes são empoderadas e vaidosas, logo consomem vídeos com tutorial de maquiagem, eu busquei as principais youtubers e propus uma parceria. Genteeee, isso funciona muito! As meninas são lindíssimas e poderosas, quando elas usam os produtos da Francisca Joias e indicam onde a audiência pode comprar minhas vendas e o posicionamento da minha marca crescem absurdamente.

A grande diferença entre a influência da Fátima ou da Youtuber é o marketing de interrupção: enquanto o comercial da TV Globo interrompe a programação para mostrar uma determinada marca, o meu produto faz parte do conteúdo digital, ele compõe um look poderoso e não interrompe a diversão da audiência. Agora que você já entendeu o que é o marketing de influência, vou te ajudar a criar uma estratégia poderosa pro seu negócio.

Encontre as estrelas

Vou começar a dica falando desse app absurdo, ele te ajuda a encontrar as pessoas que possuem muitos seguidores no Instagram: Huntgram. Você já ouviu falar em Insta Blogger? Tenha muito cuidado com essas blogueiras só de Instagram, pois houve uma época que era muito fácil comprar seguidores. Certamente essas falsas blogueiras não influenciam nada, e só estão ali na rede para se aproveitar das marcas. Veja no tópico abaixo como ter certeza que sua parceira é uma influenciadora autêntica.

Certifique-se da influência das estrelas

Primeiro, tenha em mente qual é a sua intenção com a parceria. Tornar sua marca mais conhecida ou atingir um público específico? Fidelizar seus clientes atuais ou atrair novos clientes? Após identificar os perfis com o Huntgram, pela indicação de alguém ou por pesquisas no Google, chegou a hora de analisar os níveis de influência. Aqui uma listinha com ações que você pode fazer:

  1. Entenda o engajamento da “estrela”: se ela tem mais de 10Mil seguidores, mas nas publicações não consegue nem 10% de curtidas, ela realmente influencia o público dela?
  2. Quais canais ela influencia: Ela tem um blog? Um canal no youtube? Suas redes sociais possuem engajamento?
  3. Solicite o media kit: Documento com informações da audiência, métricas de redes sociais e blog.E que também especifica os espaços cedidos para publicidade, inclusive citação dentro dos posts: texto, imagem e audiovisual.
  4. Busque referências: ela já fez parceria com alguma outra empresa?

Leia mais

• 5 lições de contabilidade que você deve seguir

• Cultura organizacional para sua empresa

Proponha a parceria

Agora que você já identificou quem a autêntica estrela da rede social que vai ajudar a turbinar o seu negócio, chegou a hora de fechar a parceria. Lembre-se do seu objetivo e entenda se os números apresentados te dão uma projeção animadora de resultados.

Por fim, chegou a hora de estabelecer um contrato. Nesse momento, tenha certeza de que todos os lados entendam e concordem com sua proposta e exigências. Meu conselho é que você consulte um advogado e agência de marketing de influência. Criei um checklist com os detalhes das ações que você deve tomar, confira aqui: Influenciadores digitais: etapas pra você escolher o melhor pro seu negócio

E esse foi o nosso texto sobre como criar uma estratégia incrível de marketing de influência. Acredito que respondi muitas dúvidas e que agora você já está apta a propor uma parceria que irá gerar resultados para o seu negócio. E por falar nisso, você já conhece as blogueiras que são as minhas parceiras? Corre nas minhas redes sociais, sempre posto algo com elas: me siga no Instagram e curta minha Fanpage no Facebook.