No meio de uma live, aquele famoso que você adora está usando e falando bem de um produto que ganhou. Ou então, um influenciador digital tem a resenha de um item que você estava louca pra testar. Ainda que não saiba, isso que é Marketing de Influência. Esse termo pode ser recente para alguns, mas, dá muito resultado para o seu negócio.

O que é Marketing de Influência?

É um tipo de marketing no qual o foco das ações envolve pessoas que tenham relevância para determinado público.

Cada rede social tem seus influenciadores de destaque e o que difere esse tipo de marketing de uma propaganda tradicional é a mensagem.

Enquanto na publicidade o foco é na exaltação das características e diferenciais do produto, no Marketing de Influência o foco está na opinião de um influenciador sobre certo assunto diante do seu público.

É como se fosse uma pessoa de confiança falando da experiência de determinado produto e isso dá muito resultado porque cria conexão entre quem está falando sobre o produto e quem está interessado no item. E o melhor de tudo, o custo pra ter essa divulgação positiva é bem menor comparado a uma propaganda tradicional.

Como escolher o influenciador

Algumas dicas para escolher o influenciador perfeito para o seu público:

  • Conheça o seu público;
  • Analise a relevância do influenciador diante do público dele;
  • Compreenda os nichos nos quais seu produto se encaixa;
  • Defina como será essa parceria, se por permuta ou pagamento.

Antes de escolher um influenciador, saiba que, quanto maior a fama dele, maiores são as chances de você precisar pagar por esse serviço. Pense com calma a estratégia e o orçamento destinado para isso.

Caso não possa gastar muito, sugiro que busque influenciadores menores. Dessa forma, você consegue fazer permuta, pois oferece os seus produtos em troca de divulgação.

E, se você tem um e-commerce, O marketing de Influência pode ajudar no SEO do seu site através de ações de postagens em blogs.

Entretanto, antes de começar a pensar na parceria com algum influenciador, reflita:

-Qual o meu objetivo com essa ação (vender mais?, branding?);

-Qual o tempo de duração;

-Qual o investimento que vou ter com essa ação.

Leia mais

Influenciadores digitais: etapas para você escolher o melhor para o seu negócio

Parcerias que ajudam seu negócio a crescer

Ações que vão otimizar o SEO

O influenciador divulga o link do seu site

Através dessa ação, o público desse influenciador vai diretamente para o seu site. E, para ter mais resultado, é importante que o influencer use o produto enquanto estiver criando o seu próprio conteúdo.

Por exemplo, se for uma musa fitness e o seu produto é roupas fitness, que tal ela mostrar uma série usando as suas roupas? Garanto que vai ter um boom de acessos e conversões.

E por falar em muitos acessos, esteja preparada. Analise e confira se o seu site suporta vários visitantes ao mesmo tempo.

Pode parecer uma dica boba, mas, se não estiver preparada, esses usuários vão acessar a página e não conseguirão concluir a compra. Ou seja, todo o seu esforço foi para nada, pois esse cliente dificilmente voltará pro seu site para tentar comprar de novo.

Guest Post

Se no seu e-commerce tem um blog, essa estratégia é pra você. Guest Post é quando um outro blog cria conteúdo para o seu blog, tipo uma troca de conteúdo. Isso é bom porque:

  • Divulgação mútua do seu e do outro blog;
  • É bom para o SEO, pois o Google entende que o seu conteúdo está sendo indicado por outra pessoa;
  • Conteúdo interessante de um influenciador.

Recomendações

Quando um influenciador recomenda o seu produto de forma positiva, as pessoas buscam saber mais sobre essa marca. E vão procurar onde? No Google, é claro.

E à medida que essas buscas aumentam, mais fácil o seu site fica entre as primeiras buscas do Google. E todo mundo sabe que mais próximo do 1º resultado da primeira página , mais acessos ao seu site.

Link direto para o site

Através do Google Analytics é possível saber de onde os acessos estão vindo. Quando você cria uma landing page querendo captar dados ou oferecer promoções, é possível identificar quais influenciadores estão dando mais resultados para o seu negócio.

Marketing de Influência é uma ótima forma de divulgar o seu negócio, entretanto, se você não tiver um site poderoso com técnicas de SEO sendo usadas, não vai adiantar de nada o seu esforço.

Acompanhe minhas redes sociais Facebook e Instagram e se inscreva no meu canal do YouTube para ter acesso a muitas outras dicas.

e-book-e-commerce-sabrina-nunes

lista-vip-whatsapp-sabrina-nunes