As personas são perfis semifictícios do comprador ideal para o seu negócio. Um dos primeiros passos ao criar negócios, principalmente os digitais, é a definição das personas. Quando uma empresa não define personas, acontecem algumas consequências. Mas isso tudo  pode ser evitado.

Toda empreendedora sabe ou pelo menos deveria saber a importância de evitar possíveis acontecimentos negativos no seu negócio.

Alguns erros podem ser fatais, por isso, meu conselho é  que você acompanhe este post até o final. Aqui você vai aprender a evitar os seguintes erros:

  1. Criar conteúdo para pessoas erradas
  2. Não conseguir fazer vendas
  3. Atrair não compradores
  4. Perder o foco

1° erro: criar conteúdo para pessoa erradas

Toda empresa que está presente na internet sabe a importância da criação de conteúdo. Porém, algumas empreendedoras esquecem que não basta sair criando conteúdo de qualquer forma. Quem já fez algum tipo de publicidade ou trabalha com Marketing Digital sabe que a melhor maneira de conseguir atrair as pessoas certas é definindo o público-alvo e criando a persona.

Na produção de conteúdo para blog, redes sociais ou para outros meios de divulgação online é necessário ter uma linguagem clara. Aqui um exemplo: digamos que você está promovendo produtos para o nicho de emagrecimento. Algumas pessoas estão interessadas em emagrecer com saúde e estão fazendo pesquisas na internet, mas existem diversas maneiras de perder peso. Se a pessoa está procurando um remédio para emagrecer ela não vai ficar lendo conteúdo sobre emagrecimento sem remédios.

A persona correta busca conteúdo que resolve os problemas dela, por isso, é preciso definir qual a persona ideal para o seu negócio. Se o seu produto é um curso de emagrecimento com exercícios em casa, é preciso estudar o comportamento de pessoas que se interessam nesse tipo de emagrecimento.

2° erro: não conseguir fazer vendas

Um outro erro que acontece quando você não define a persona ideal para o seu negócio é a falta de vendas. Algumas empresas possuem ótimos produtos e mesmo assim não conseguem vender quase nada. Não definir a persona causa esse efeito negativo nos negócios, justamente porque a persona é a ideal compradora. A persona ideal compra o produto pelos benefícios oferecidos a ela.

Quando mostramos produtos para pessoas não interessadas é comum que essas pessoas rejeitem a oferta rapidamente. Quando falamos em vendas no Marketing Digital podemos incluir uma estratégia correta de funil de vendas.

Quando se define o funil de vendas e se faz um cronograma de conteúdo a ser publicado sem definir as personas, o risco de não ter vendas é enorme.

Leia mais

• Como fazer sua empresa render mais?

• Conheça os melhores indicadores de produtividade

3° erro: atrair não compradores

Infelizmente, algumas empresas desistem de utilizar sites, blogs e outras estratégicas online. Uma alegação delas é que o Marketing Digital não funciona. Porém, é preciso lembrar que marketing é feito de testes e persistência. Antes de começar as estratégias é preciso definir o público e a persona ideal para o negócio. Caso contrário, o sucesso de um empreendimento digital corre grande risco de falência.

O melhor exemplo que posso usar para essa questão é o blog. Todo blog ou site é criado para atrair pessoas através dos mecanismos de busca online e das redes sociais. Quem trabalha com blog sabe o quanto é importante atrair as pessoas corretas para consumirem o conteúdo frequentemente. No entanto, é comum vermos blogs com milhares de visitas e com zero percentual de vendas.

Isso acontece porque o conteúdo criado para o blog está destinado a pessoas que não são compradoras. Algumas pessoas costumam consumir o conteúdo e continuar fazendo pesquisas.

Para aumentar a taxa de vendas é preciso definir a persona e estruturar o funil de vendas corretamente. Alguns conteúdos são para atrair outros para engajar as pessoas e outros para fazer vendas. Não esqueça as etapas do Marketing de conteúdo.

Para atrair as pessoas corretas é preciso utilizar as palavras-chave que a persona costuma buscar nos mecanismos de busca. Com uma boa pesquisa é possível mapear o comportamento das pessoas que estão online. Não cometa o erro de não definir a persona ideal para o seu negócio.

4° erro: perder o foco

O foco é algo muito importante para os negócios e para a vida. No Marketing Digital o foco é indispensável. Para produzir conteúdo, gerar leads, trabalhar com e-mail marketing, fazer publicação em redes sociais, para tudo deve-se ter foco.

Como estou falando de personas é claro que o foco na persona ideal é a melhor maneira de ter ótimos resultados em todas as estratégias. Como já falei é mega importante fazer pesquisas para  entender o problema da persona, pois seu conteúdo deve focar na solução.

De nada adianta uma empresa criar uma estrutura online completa e não focar nos desejos da persona. Para manter o foco nas estratégias corretas uma boa tática é a documentação de todo o planejamento estratégico.

Antes de criar um blog, tenha um calendário editorial, uma planilha ou algum documento contendo as palavras-chave e as personas do seu negócio. Quando for trabalhar com e-mail marketing, seja para gerar leads ou fazer fãs, ou mesmo em ofertas de vendas, é necessário consultar os documentos e verificar a persona. Assim as campanhas serão direcionadas às pessoas corretas e os resultados tendem a ser positivos.

Nas mídias sócias não é diferente. Se engana quem acredita que não é preciso definir personas e ter um planejamento para as redes sociais. Muito pelo contrário, as redes sociais são grandes aliadas e podem ser grandes vilãs também.

Vamos utilizar o Facebook, que é a maior rede social do mundo. Quando acessamos o Facebook nos deparamos com uma linha do tempo enorme que não para de ser atualizada. Algumas pessoas perdem o foco e acabam entrando em outros conteúdos na rede social.

O resultado é a perda de tempo e dinheiro. Manter o foco na persona é fazer publicações direcionadas para a pessoa correta. A pessoa correta é a que está necessitando dos benefícios que o seu produto ou serviço oferece a ela.

Não deixe de definir as personas para o seu negócio. Não continue cometendo esses erros fatais.

Esse conteúdo te ajudou? Compartilhe nas redes sociais e ajude mais pessoas.