Um bom posicionamento no Google não nasce num passe de mágica. Ele é construído. Da excelente experiência do usuário aos 200 fatores de rankeamento uma coisa é certa: existem metodologias e técnicas estudadas por diversos especialistas na arte de rankear um domínio, uma página.
E após testar essas metodologias, ao fazer mais de 5 posts todos os dias em meus blogs. Eu vou compartilhar com você uma dica de ouro do SEO: o link building. Esse é um dos principais fatores do rankeamento e vai colocar seus conteúdos na primeira página do Google.
O que é Link Building?
Link Building é um estratégia para gerar mais links de autoridade para o seu website. Você deve estar se sentindo confusa, mas tenha calma, pois eu vou explicar tudinho.
Há 12 anos a única forma que o Google encontrava para definir se um site era bom ou não, era através da quantidade de sites que referenciavam aquela determinada página com um link de volta.
Hoje, o cenário mudou e são mais de 200 fatores de rankeamento. Não importa somente quantos sites citam o seu domínio, mas qual a relevância dessa menção.
Os pontos que determinam essa relevância são a sinergia entre o conteúdo do seu site e de quem fez o backlink e a pontuação de SEO do site que fez a menção.
Vamos imaginar a seguinte situação: se eu falar pra alguém que determinada pedra ou material vai ficar incrível para a criação de uma joia contemporânea vai ter muito mais peso e credibilidade do que se uma pessoa que é especialista em Educação Física.
Essa é a análise que o Google faz, se um domínio é autoridade em determinado tema e faz menção de outro domínio que também aborda esse tema, os dois ganham. Porém quem está sendo referenciado pode desfrutar de uma posição boa no Google e ainda pode atrair tráfego de público relevante.
Como fazer uma boa estratégia de links externos?
Já deu pra entender que a popularidade e relevância de um site na internet é quem determina o poder de indexar no Google, certo? Agora, vou te ensinar como fazer link building. Mas atenção! Ser um link builder demanda bastante criatividade e capacidade analítica.
Você também já entendeu que cada página tem um valor e que cada domínio tem um valor, ok? Confira ferramentas que irão te ajudar a analisar e montar uma estratégia infalível de link building:
Search Console
Para analisar os sites da sua autoridade você pode usar o Search Console, é uma ferramenta do Google e é grátis. Por lá você pode gerenciar a quantidade de links que apontam para o seu site e obter insights para a melhoria de suas estratégias de SEO.
Além disso, monitorar o tráfego da Pesquisa no Google fica mais fácil e você consegue identificar qual o perfil de pesquisa dos usuários e como sua página está sendo encontrada.
Dessa forma, é possível consultar suas principais páginas na Pesquisa Google, ver quais consultas acionam seu site e monitorar erros nas suas páginas.
Moz
Outra ferramenta que não pode faltar no computador de quem deseja se aprofundar nesse tema é a Moz, com um plano Trial de 30 dias e depois o plano inicial é de $99,00.
É uma ferramenta eficaz na análise de links externos, mesmo tendo falha e encontrando uma quantidade menor de número de links que outras ferramentas.
Outro grande benefício são as métricas que ele informa sobre os sites, tanto para o seu quanto para os websites que estão apontando para você : o Domain Authority e o Page Authority.
Leia Mais
• Talento é chave do sucesso? Não, o nome disso é disciplina
• 5 coisas que você deve fazer pra ser uma empreendedora de sucesso
3 dicas matadoras para ter backlinks de qualidade
Lembra que falei sobre ter criatividade? Vou tocar muito nesse assunto agora, pois a estratégia de link building vai exigir muito do seu cérebro. Veja aqui embaixo 3 formas matadoras para ter links externos apontando para seu domínio.
Infográficos
Essa é uma ferramenta poderosíssima para gerar links que apontem para seu site, pois dependendo do teor no infográfico ele pode viralizar e gerar muitos compartilhamentos ou embedamentos. Portanto crie e divulgue conteúdos úteis através de infográficos.
Eu já escrevi aqui no blog ensinando como fazer isso, leia aqui: O que é infográfico? Como usar para gerar engajamento
Guest posts
Este é o processo de redigir e publicar um artigo para um outro blog. Uma prática comum é colocar o link no conteúdo ou ao menos na descrição do autor. Um aspecto bacana do Guest Post é poder escolher a âncora para o seu site e qual página você quer linkar.
Outro ponto positivo é poder focar somente em blogs de alta qualidade e obter links que realmente vão fazer diferença para sua autoridade e posicionamento.
Tenha atenção ao escolher os sites dos quais você quer um link. Para definir esses sites é preciso um bom uso das ferramentas de Link Building mas muito mais da sua capacidade analítica e criativa.
Entrevistas
Invista em posts no estilo de entrevistas, no mínimo você já irá receber um link do entrevistado. Use e abuse da sua rede de contatos, a entrevista pode ser feita por e-mail de forma textual com perguntas e respostas, em áudio ou em vídeo.
Olha essas entrevistas que fiz com grandes amigos que são autoridades no mundo do marketing digital:
Carol Caracas: Bati um papo com a Carol Caracas pra descomplicar a vida de vocês nas redes sociais!
Camilo Coutinho: Vocês já conheceram o canal Play de Prata do Camilo Coutinho? Lá tem várias dicas de ouro pra quem está querendo montar, alavancar, dar um gás no seu canal no youtube entre outras dicas incríveis!
Amiga empreendedora, esse foi o nosso texto sobre como aumentar a sua autoridade digital e como aparecer nas primeiras posições em pesquisas do Google.
Existem muitas ferramentas de Link Building para te auxiliar no trabalho. É algo que realmente precisa de ajuda, afinal é uma estratégia bem complicada e que não pode ser feita sem algumas boas ferramentas.
Tenha em mente que não se pode gerar um link 100% de qualidade somente com ferramentas. A melhor ferramenta de link building ainda é e sempre vai ser você.
Vamos juntas ter mais sucesso na internet? Deixe seu comentário, com dúvidas, experiências e sugestões que irei responder a todos!
No Comment