Um bom posicionamento no Google não nasce num passe de mágica. Ele é construído. Da excelente experiência do usuário aos 200 fatores de rankeamento uma coisa é certa: existem metodologias e técnicas estudadas por diversos especialistas na arte de rankear um domínio, uma página.

E após testar essas metodologias, ao fazer mais de 5 posts todos os dias em meus blogs. Eu vou compartilhar com você uma dica de ouro do SEO: o link building. Esse é um dos principais fatores do rankeamento e vai colocar seus conteúdos  na primeira página do Google.

O que é Link Building?

Link Building é um estratégia para gerar mais links de autoridade para o seu website. Você deve estar se sentindo confusa, mas tenha calma, pois eu vou explicar tudinho.

Há 12 anos a única forma que o Google encontrava para definir se um site era bom ou não, era através da quantidade de sites que referenciavam aquela determinada página com um link de volta.

Hoje, o cenário mudou e são mais de 200 fatores de rankeamento. Não importa somente quantos sites citam o seu domínio, mas qual a relevância dessa menção.

Os pontos que determinam essa relevância são a sinergia entre o conteúdo do seu site e de quem fez o backlink e a pontuação de SEO do site que fez a menção.

Vamos imaginar a seguinte situação:  se eu falar pra alguém que determinada pedra ou material vai ficar incrível para a criação de uma joia contemporânea vai ter muito mais peso e credibilidade do que se uma pessoa que é especialista em Educação Física.

Essa é a análise que o Google faz, se um domínio é autoridade em determinado tema e faz menção de outro domínio que também aborda esse tema, os dois ganham. Porém quem está sendo referenciado pode desfrutar de uma posição boa no Google e ainda pode atrair tráfego de público relevante.

Como fazer uma boa estratégia de links externos?

Já deu pra entender que a popularidade e relevância de um site na internet é quem determina o poder de indexar no Google, certo? Agora, vou te ensinar como fazer link building. Mas atenção! Ser um link builder demanda bastante criatividade e capacidade analítica.

Você também já entendeu que cada página tem um valor e que cada domínio tem um valor, ok? Confira ferramentas que irão te ajudar a analisar e montar uma estratégia infalível de link building:

Search Console

Para analisar os sites da sua autoridade você pode usar o Search Console, é uma ferramenta do Google e é grátis. Por lá você pode gerenciar a quantidade de links que apontam para o seu site e obter insights para a melhoria de suas estratégias de SEO.

Além disso, monitorar o tráfego da Pesquisa no Google fica mais fácil e você consegue identificar qual o perfil de pesquisa dos usuários e como sua página está sendo encontrada.

Dessa forma, é possível consultar suas principais páginas na Pesquisa Google, ver quais consultas acionam seu site e monitorar erros nas suas páginas.

Moz

Outra ferramenta que não pode faltar no computador de quem deseja se aprofundar nesse tema é a Moz, com um plano Trial de 30 dias e depois o plano inicial é de $99,00.

É uma ferramenta eficaz na análise de links externos, mesmo tendo falha e encontrando uma quantidade menor de número de links que outras ferramentas.

Outro grande benefício são as métricas que ele informa sobre os sites, tanto para o seu quanto para os websites que estão apontando para você : o Domain Authority e o Page Authority.

Leia Mais

• Talento é chave do sucesso? Não, o nome disso é disciplina

• 5 coisas que você deve fazer pra ser uma empreendedora de sucesso

3 dicas matadoras para ter backlinks de qualidade

Lembra que falei sobre ter criatividade? Vou tocar muito nesse assunto agora, pois a estratégia de link building vai exigir muito do seu cérebro. Veja aqui embaixo 3 formas matadoras para ter links externos apontando para seu domínio.

Infográficos

 Essa é uma ferramenta poderosíssima para gerar links que apontem para seu site, pois dependendo do teor no infográfico ele pode viralizar e gerar muitos compartilhamentos ou embedamentos. Portanto crie e divulgue conteúdos úteis através de infográficos.

Eu já escrevi aqui no blog ensinando como fazer isso, leia aqui: O que é infográfico? Como usar para gerar engajamento

Guest posts

Este é o  processo de redigir e publicar um artigo para um outro blog. Uma prática comum é colocar o link no conteúdo ou ao menos na descrição do autor. Um aspecto bacana do Guest Post é poder escolher a âncora para o seu site e qual página você quer linkar.

Outro ponto positivo é poder focar somente em blogs de alta qualidade e obter links que realmente vão fazer diferença para sua autoridade e posicionamento.

Tenha atenção ao escolher os sites dos quais você quer um link. Para definir esses sites é preciso um bom uso das ferramentas de Link Building mas muito mais da sua capacidade analítica e criativa.

Entrevistas

Invista em posts no estilo de entrevistas, no mínimo você já irá receber um link do entrevistado. Use e abuse da sua rede de contatos, a entrevista pode ser feita por e-mail de forma textual com perguntas e respostas, em áudio ou em vídeo.

Olha essas entrevistas que fiz com grandes amigos que são autoridades no mundo do marketing digital:

Carol Caracas: Bati um papo com a Carol Caracas pra descomplicar a vida de vocês nas redes sociais!

Camilo Coutinho: Vocês já conheceram o canal Play de Prata​ do Camilo Coutinho​? Lá tem várias dicas de ouro pra quem está querendo montar, alavancar, dar um gás no seu canal no youtube entre outras dicas incríveis!


Amiga empreendedora, esse foi o nosso texto sobre como aumentar a sua autoridade digital e como aparecer nas primeiras posições em pesquisas do Google.

Existem muitas ferramentas de Link Building para te auxiliar no trabalho. É algo que realmente precisa de ajuda, afinal é uma estratégia bem complicada e que não pode ser feita sem algumas boas ferramentas.

Tenha em mente que não se pode gerar um link 100% de qualidade somente com ferramentas. A melhor ferramenta de link building ainda é e sempre vai ser você.

Vamos juntas ter mais sucesso na internet? Deixe seu comentário, com dúvidas, experiências e sugestões que irei responder a todos!