Você ouviu falar em Brand Equity? Eu já falei aqui no blog sobre branding que é justamente o trabalho para posicionar e fortalecer a sua marca no mercado. Será que tem alguma relação? Nesse texto, vamos descobrir juntas se existe essa relação e se vale a pena investir nessa tendência do marketing.

O que é Brand Equity?

O termo brand equity pode ser traduzido para o português como valor de marca. Mas como medir o valor de uma marca? Esse valor é intangível , diferente do patrimônio físico de um negócio , o valor de uma marca agrega vários critérios abstratos de avaliação.

O branding tem o papel de fortalecer a marca, podemos dizer que o bom trabalho de branding gera o brand equity. O que importa é como os clientes percebem a sua marca, pois é esse é o sentimento que fará a maior diferença nos lucros e na valorização da empresa como um todo. Quero dizer com isso que  quanto mais forte a imagem da empresa, maior o seu valor no mercado.

Leia mais

• 5 lições de contabilidade que você deve seguir

• Cultura organizacional para sua empresa

Vale a pena investir no meu negócio?

Será que faz diferença ter uma marca forte no mercado? Com certeza! O brand equity interfere na capacidade de lucrar e de se manter relevante diante dos clientes. Além disso, as marcas que possuem mais força são as que ditam o ritmo do mercado.

E quando falamos em mercado, não se trata apenas dos consumidores, mas envolve também os stakeholders: competidores, distribuidores, parceiros, imprensa e, de modo geral, todos que têm alguma participação nos negócios da empresa.

Além da influência, de forma mais específica, o grande efeito que o brand equity acaba tendo é sobre a percepção de valor dos clientes. E de bônus uma fidelização indiscutível. Uma das maiores riquezas que uma marca pode ter é a lealdade dos clientes, e isso certamente acontece com quem se dedica ao brand equity.

Nem precisa de muito esforço para entender que isso representa um lucro bem maior, não é mesmo?

Amiga empreendedora, esse foi o nosso texto sobre como o poder que sua marca pode ter no mercado e gerar lucros. Espero que você tenha gostado e que coloque em prática: seja autoridade no assunto, resolva os problemas e gere valor para os seus clientes.

Empresas que investem pesado nisso têm obtido resultados cada vez mais expressivos, ano após ano. Quer mais dicas como esta? Corre nas minhas redes sociais, sempre posto temas que você vai amar: me siga no Instagram e curta minha Fanpage no Facebook.