As redes sociais são ótimas para fazer a divulgação de empresas. Algumas pessoas acabam queimando o filme de seus negócios com algumas práticas erradas.

Ao fazer a análise percebem que o número de seguidores e de fãs só diminui ao invés de aumentar. Isso acontece porque as redes sociais possuem algumas restrições que poucas pessoas sabem.

Não adianta sair publicando conteúdo de qualquer forma nas mídias sociais. Neste artigo, você vai aprender a evitar as 7 práticas que queimam o filme da sua empresa nas redes sociais. Acompanhe e aprenda!

01 Plagiar conteúdo

Muitos não sabem, mas na internet também existem leis, o plágio é algo que queima o filme de qualquer empresa. Alguns gestores costumam publicar conteúdo plagiado nas mídias sociais e isso é algo perigoso.

De acordo com o site significados.com.br, plágio significa copiar ou assinar uma obra com partes ou totalmente reproduzida de outra pessoa, dizendo que é sua própria.

O plágio pode ser de qualquer natureza, como em livros, música, obras, fotografias, trabalhos, etc. O plágio ocorre quando um indivíduo copia o trabalho de alguém e não coloca os créditos para o autor original.

O plágio é a cópia não autorizada de várias informações, e é considerado crime, previsto no Código Penal Brasileiro, e na lei 9610. O plágio é considerado uma atitude antiética em vários países, e é considerado como crime de violação de direito autoral.

O plágio musical acontece quando uma música ou o trecho de uma música são copiados por um artista ou banda. Quando isso é provado em uma ação judicial, a parte que copiou tem que pagar uma indenização ao autor original.

Diante disso, o ato de plagiar conteúdo além de queimar o filme de qualquer empresa é considerado crime.  Tenha cuidado na hora de copiar um conteúdo e não citar a fonte, como se o conteúdo fosse criado por você.

02 Não ter planejamento

Ao contrário do que muitos pensam, para trabalhar com as redes sociais é preciso ter planejamento. As redes sociais utilizadas por empresas tornam-se uma ferramenta muito efetiva de marketing digital.

Não planejar o conteúdo que será postado nas redes sociais é um erro muito comum que queima o filme de várias empresas.

Algumas empresas acabam postando conteúdos que não tem nada a ver com o seu negócio. O público-alvo que é para ser conquistado acaba sendo afastado por falta de planejamento.

03 Excluir comentários

Algumas empresas erram ao excluir comentários nas redes sociais. Receber críticas é algo bom também, no YouTube por exemplo, o número de deslike de um vídeo mostra ao produtor de conteúdo quais pontos devem ser melhorados.

Se sua empresa recebe uma crítica nas redes sociais a melhor maneira de lidar com isso é respondendo o comentário. Quando a empresa exclui um comentário e finge que nada está acontecendo as pessoas tendem a perder a credibilidade com a organização.

04 Tratar os clientes de forma rude

Outro erro que deve ser evitado para manter a credibilidade de sua empresa nas redes sociais é o de tratar os clientes de forma rude. Ninguém gosta de ser maltratado em lugar nenhum. Nas redes sociais muito menos.

Para evitar conflitos nas redes sociais é aconselhável chamar o usuário para conversar por outro meio, seja por telefone ou por e-mail. Evite entrar em polêmicas com clientes e possíveis consumidores em qualquer mídia digital.

Manter a seriedade e credibilidade da marca é algo muito importante no mundo dos negócios. Não esqueça dessa regra valiosa.

Leia mais

• Como fazer sua empresa render mais?

• Conheça os melhores indicadores de produtividade

05 Não dar espaço para contatos

Se você realmente quer queimar o filme da sua empresa não dê espaço para o seu público entrar em contato. Algumas empresas escondem seu contato, isso acaba fazendo com que as pessoas não acreditem no que a empresa está oferecendo.

Imagine, você navegando no Facebook procurando produtos em grupos específicos, por exemplo, cursos de emagrecimento saudável. Você se depara com um anúncio que não possui nenhuma opção de contato, isso certamente deixa o anúncio duvidoso.

A maioria das empresas confiáveis disponibilizam e-mail, telefone e outros dados de contato para o público-alvo. Não cometa o erro de omitir o contato da sua empresa.

06 Utilizar perfil pessoal ao invés do comercial

As principais redes sociais do momento estão criando perfis comerciais, esse é o caso do Instagram e Facebook. No Instagram que é uma rede social de fotos e vídeos curtos, existe um perfil comercial para as empresas divulgarem produtos e serviços.

Misturar conteúdo pessoal nem sempre é uma boa opção, vai depender muito do nicho de mercado que a sua empresa atua. Alguns nichos permitem que você mescle conteúdo pessoal, por exemplo o nicho fitness.

Publicar detalhes da vida pessoal para atletas é algo que traz resultados. No entanto, é bom analisar se o seu nicho permite que isso seja feito. Caso contrário você pode queimar o filme da sua empresa nas redes sociais.

07 Não responder reclamações e comentários

Já se imaginou falando com alguém e a pessoa ouvindo sem responder nada? É uma sensação muito ruim, não é mesmo? Ser ignorada não é nada bom.

Os usuários das redes sociais gostam de interagir e gostam mais ainda de receber respostas em comentários. Se tratando de reclamações sobre produtos ou serviços o caso é mais delicado.

Se você não responde reclamações e comentários corre o risco de ser mal falado pela internet, algo que não é bom para ninguém. Um conteúdo com más intenções pode ter um alcance enorme e queimar o filme de diversas empresas e pessoas.

Agora que você sabe quais os erros que deve evitar ao trabalhar com as mídias sociais é necessário praticar. Caso não consiga se planejar, considere pedir ajuda a um profissional especializado vai valer muito a pena!

Tem dúvidas sobre o conteúdo? Deixe nos comentários e serão respondidas!