A forma como as pessoas consomem informações e produtos se transformou. Dia após dia propaganda de interrupção perde força. Repense seus próprios hábitos: o comercial que passou ontem no intervalo da novela da Globo te fez comprar algo? Você sempre assiste os anúncios do Youtube até o fim?

O fato é que nós não suportamos anúncios e eu me incluo nessa afirmação, pois eu sempre aperto o botão “pular anúncio” do Youtube, sempre! E por essas e outras decidi te ensinar como atrair clientes sem interromper a programação de entretenimento deles.

Além disso, vou te mostrar alguns pontos que podem estar limitando ou até mesmo atrapalhando o seu resultado com marketing de conteúdo. Ahh! E no final tem dica bônus, continue lendo para descobrir!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo gera valor e atrai potenciais clientes para o seu negócio com o uso de uma estratégia de criação e publicação de conteúdo relevante.

Por exemplo: Eu estava precisando de inspiração para maquiagem pra o dia a dia, joguei no Google e “pah” milhares de dicas apareceram, todas elas criadas por blogueiras ou empresas que vendem produtos ou serviços de maquiagem, inclusive com o link para efetivar a compra.

Objetivo do marketing de conteúdo

O principal objetivo do marketing de conteúdo é ajudar a sua audiência esclarecendo dúvidas, dando dicas, ensinando com um tutorial, informando sobre tendências, inspirando com ideias inovadoras etc. Todo e qualquer tipo de conteúdo pode ser produzido desde que gere valor e ajude de verdade o consumidor.

Além desse teor de relacionamento com cliente, o marketing de conteúdo é uma poderosa ferramenta para aumentar a sua autoridade sobre determinado tema, quando essa estratégia é bem feita proporciona um bom rankeamento no Google e fortalece a sua marca.

Mas Atenção! A criação de conteúdo não deve ser aleatória, você deve ter uma estratégia e um calendário. Além disso, você deve saber para quem você está escrevendo e qual momento no processo de aprendizagem ou compra essa pessoa se encaixa. Separei aqui 4 erros que podem estar atrapalhando seus resultados. Confira!

01 Não criou a buyer persona

Antes de começar a sair publicando na internet, você precisa saber quem é o seu público ideal. Com quem você irá se relacionar para atrair resultados.

Essa é a função da criação da buyer persona, você irá identificar detalhes das preferências do seu público-alvo: nome, idade, profissão, dúvidas, objetivos, canais de consumo de conteúdo, melhor tipo de conteúdo, tipo da linguagem preferida etc.

Essa ferramenta irá  te ajudar a produzir conteúdo relevante e de resultado, para criar suas personas acesse aqui, já sai em pdf: Gerador de persona

02 Não definiu a jornada de compra

Outro ponto importantíssimo é entender o momento que seu público se encontra no processo de compra.

A jornada que cada pessoa percorre desde a primeira pesquisa até a decisão de compra pode ser desenhada com o Criador da Jornada de Compra

03 Não escreve títulos atraentes

Os títulos podem dizer muito sobre o seu conteúdo. Eles têm a missão de atrair a atenção do leitor e gerar curiosidade suficiente para que ele leia o seu artigo ou veja seu post de rede social por completo.

Crie títulos melhores e estratégicos usando a Máquina de Títulos.

04 Não faz a gestão do calendário de conteúdos

Além disso, o planejamento deve ser seu principal aliado. Fique de olho nas datas comemorativas. Distribua a criação e publicação de seus conteúdos de  forma estratégica para atrair o máximo possível de potenciais clientes.

Para gerar um relacionamento confiável com esses usuários e por fim para vender seus produtos ou serviços. Aqui uma ferramenta mara pra te ajudar nesse processo: Planilha para Gestão de Conteúdos

05 Não usa os canais corretamente

Agora você já sabe o conceito e tem as ferramentas para te ajudar a criar a sua estratégia, você deve está se perguntando: “Onde eu vou colocar o conteúdo que eu criar?” Existem vários canais para distribuir o seu conteúdo na internet, hoje vou te apresentar 3 deles:

Blog: meu queridinho, pois é onde consigo conversar com você e compartilhar em diversos formatos e de maneira mais ampla: minhas ideias, experiências e conhecimento. Se você ainda não tem um, escrevi aqui os Primeiros passos para montar seu blog;

Redes Sociais: eu vivo falando sobre o poder que elas possuem na atração de novos clientes e no engajamento com clientes atuais. Reaproveite o conteúdo do seu blog para criar uma série de posts de redes sociais. Use imagens com ilustrações, frases motivacionais, boas fotos e vídeos. Vai fazer muita diferença no seu negócio!

Materiais ricos: geralmente são apresentados no formato de eBooks e disponibilizados em landing Page para captura de leads.

06 Não divulga as publicações

É claro que o resultado orgânico ocorre nas redes sociais e você pode divulgar seus conteúdos gratuitamente.

Mas não confunda publicar com divulgar, quando você faz uma postagem é importante atrair popularidade para ela, então divulgue, impulsione, crie campanhas de conversão e de reconhecimento da marca.

Crie anúncios do Facebook e Instagram utilizando o Gerenciador de Negócios.

Leia Mais

• Talento é chave do sucesso? Não, o nome disso é disciplina

• 5 coisas que você deve fazer pra ser uma empreendedora de sucesso

Dica bônus

Amiga empreendedora, você ainda não tem blog ? Somente cria conteúdo para redes sociais? Vamos em frente, pois você está fazendo hoje com o que tem hoje e isso é incrível. Essa dica bônus foi feita, especialmente, pra você.

Aqui estão 5 informações valiosas para você fazer marketing de conteúdo usando todo o potencial das redes sociais:

Quantas vezes postar: Amiga, faça no mínimo 4 postagens por dia, isso ajuda o algoritmo de entrega a tornar seu conteúdo mais popular.

O que postar

Não faça postagens aleatórias, lembre da importância de gerar valor para sua audiência . Mesmo que seja para os seus posts de redes sociais, meu conselho é que você use as ferramentas acima para definir a sua estratégia: criar persona, jornada, cronograma e títulos. A cada 3 posts de engajamento(dica, look, bastidores) poste, especificamente, sobre produtos.

Onde postar

Faça publicações no Stories todos os dias, no seu feed do Instagram, na timeline da sua Fanpage do Facebook. E sempre compartilhe no seu perfil pessoal e em grupos que você participa.

Impulsione suas publicações

Use todas as armas de divulgação que estão ao seu alcance, implusione nem que seja R$10,00 para cada publicação que você achar interessante. Além disso, na própria Fanpage aparecem as sugestões para promover negócio local, promover página e atrair curtidas. Use pequenos orçamentos para essas ações também, dessa forma você irá  construir e fortalecer a sua marca ao longo dos meses.

Automatize seu Instagram

Use o aplicativo GrowSocial! Esse app para automatizar as atividades no seu Instagram, use-o para curtir, seguir e enviar mensagens diretas automaticamente. Dessa forma o seu número de seguidores irá aumentar de forma consistente, com pessoas que podem de fato se tornar seus clientes.

Esse foi o nosso texto sobre como fazer marketing de conteúdo de forma correta para gerar resultados. Agora você já sabe os conceitos, conheceu exemplos práticos e já conhece as ferramentas.

Então chegou a hora de colocar  a mão na massa. Fique atenta aos erros citados acima, não corra o risco de jogar todo o seu trabalho por água abaixo. E por falar nisso, conseguiu assimilar todos os pontos? Deixe suas dúvidas nos comentários!