Quase que diariamente recebo perguntas como essa: “Quero empreender mas não sei em quê. Quero fazer algo legal, quero ganhar dinheiro…” Mas gente! Calma aí!

Todo esse glamour que é depositado hoje em dia em empreender, seguir seus sonhos e fazer o que ama, nem sempre é fácil ou se descobre com indicação. Você não dorme em um dia e acorda empreendedor em outro. Isso é uma eterna descoberta sua. Para se empreendedor é preciso ter confiança no seu negócio e estar pronto para buscar o sucesso por um caminho que nem sempre é fácil.

Mas como a tia Sabrina aqui é boazinha (rs) vou dar algumas dicas de negócios para empreender individualmente e com pouco investimento.

1 – Seja um micro empreendedor

empreendedor-individualO MEI (Micro Empreendedor Individual) veio para regulamentar e facilitar a vida pequenos empreendedores. Tudo pode ser feito por você, desde a criação do CNPJ à geração de guias e notas fiscais e nem precisa ter um ponto comercial para ter seu número.

Planejamento, dedicação, pesquisa e atenção em cada etapa não podem ser deixados de lado. Tenha em mente que ser sua própria chefe não significa que você pode relaxar na função! No negócio individual as responsabilidades são grandes, totalmente suas e o sucesso depende – em grande parte – de você.

Foto_001-2016-Dia-do-Cozinheiro_visualhunt.com_2 – Faça comidinhas para vender

Se você ama cozinhar, esta é uma ótima opção. Opte sempre por nichos. Pra quem gosta de cozinhar, doces pode ser uma ótima opção!

Você pode oferecer docinhos variados, cupcakes, bolos confeitados e caseiros! Bolo simples hoje em dia não deixa de ser uma inovação, pois o simples hoje em dia é raro, as pessoas buscam tanto inovar que esquecem de fazer o simples.

Dois lindos exemplos são: Cozinho, Logo Existo – que é de uma amiga advogada apaixonada por culinária que foi seguir seu sonho e hoje estuda gastronomia. E ainda lançou uma granola perfeita para vender. Tem também a Leve-me Gastronomia , que é composta de receitas de comidas sem glúten e sem lactose, com fotos maravilhosas e faz maior sucesso no instagram. Melhor que isso é a dona, que tem um talento incrível para fazer gostosuras.

4 – Aposte no Corte & CosturaBarueri-corte-e-costura-ZO-no-AR-ufc

Há quem pense que é profissão de vovozinha… Não é mesmo, meu bem! É lindo e dá bastante dinheiro. Hoje em dia muitas mulheres procuram essas profissionais para terem roupas únicas e com trabalho especial. As peças artesanais, além de estarem super em alta, estão por todo lado da economia criativa. Tenho amigas que possuem ateliê e produzem peças finas de decoração, como a Cris que faz bonecas lindas de pano e a Renata que faz bolsas divinas,.

12321353_10201730206853455_9156818411286898713_n4 – Se jogue no mercado da beleza

Oferecer serviços de beleza em casa tem se tornado uma atividade linda e lucrativa. A maioria das maquiadoras usam as redes sociais para promover seu trabalho e aumentar sua divulgação. Afinal, quem não precisa de uma make bapho e um cabelo impecável sempre?
Conheci a Lari no curso da Bruna Malheiros que é profissional de make e blogueira, e hoje a Larissa arrasa – uma maga dos pincéis! Além dela, tem a Eliz que é a rainha da pinça: conheci como funcionaria de um salão, depois iniciou atendimento em sua casa hoje tem um salão de beleza lindo na tijuca.

10856693_809912649102637_3675423514057837875_o

5 – Fotografe profissionalmente

Essa é para os amantes da fotografia e que precisam estar antenados com as inovações tecnológicas do mercado e buscando conhecimento sempre.
Conheci o mestre Jean Yoshii no inicio da Francisca e posso afirmar que ele faz um trabalho sensacional. Vive do que ama e já recebeu vários prêmios como fotógrafo. E o Felipe, gente, era meu gerente do Santander quando iniciei a Francisca e hoje em dia anda arrasando nos clicks conciliando com a vida corrida de bancário. Viu como dá pra empreender e trabalhar?

6- Venda roupas10_21_10_EileenMarkED44696

Comprar e vender é uma das profissões mais antigas e o segredo deste negocio está principalmente no olhar do empreendedor, pois a curadoria é essencial para o sucesso. Foque em um nicho: seja roupas íntimas, femininas, fitness ou sapatos. Exemplo lindo é a Larah que vende pelo instagram e tem um ateliê aqui no Rio. Outro ponto forte de venda que a Lara escolheu foi estar em feiras e eventos de moda. Faz o que ama e vive do que ama. Já a Mônica Bastos focou em moda infantil com um objetivo de atender as classes C e D, arrebentando em São Gonçalo com uma loja que vive cheia.

mulher57 – Oficina Mecânica? Sim, por quê não?

E quem disse que a mulherada não está a frente de negócios inusitados no mundo feminino? Minha amiga Maristela destaca-se por sua competência na gestão de uma oficina mecânica que pertence a ela e sua família. O diferente pode ser o destaque que o seu negócio precisa. Se você é da área de engenharia, não tenha medo de fazer aquilo que você ama. Mulher pode fazer o que quiser!

shutterstock_974744368  – Dê consultorias

Hoje em dia qual empresa ou até mesmo pessoa não precisa em algum momento da sua carreira e crescimento da ajuda de um consultor? Nem sempre sabemos o que fazemos de errado ou o que podemos melhorar. Esse mercado cresce cada dia mais! E nosso destaque total vai para a Susie, que é focada em empreendedorismo sustentável e tem uma empresa de consultoria na incubadora Afro Brasileira.

9 – Estética

workshop-mais-estetica-marco-abril-1024x792

Essa é especial! Conheci no inicio da Francisca e ela no começo da jornada de empreendedora fazendo cabelos, massagens e procedimentos em casa. Com uma agenda lotada e 10kg de produtos nas costas de busão para cima e para baixo. Hoje a lindeza tem uma clinica de estética maravilhosa no centro do Rio. Gabi é uma inspiração. Outro exemplo maravilhoso de como saber usar as redes sociais para divulgar seu trabalho é a Lais, uma vizinha de Minas que se destaca em Sete Lagoas com seu centro de beleza.

10986330_742010299239115_659728834_n9 – Venda produtos por catálogo

Para adotar essa atividade, o primeiro passo é escolher a marca e conferir como é o processo de vinculação – na maioria das marcas, o primeiro contato é através do preenchimento de um cadastro na internet. A maioria delas oferecem ainda carreira executiva com maior lucratividade para as que mais se destacam nas vendas.Tenho certeza que você conhece alguém que fatura alto com Mary Kay, Natura e Francisca Joias.

Minhas indicações

Cosmeticos: Avon, Natura, O Boticário e Mary Kay.
Semijoias: Francisca Joias
Roupas: Hermes, Marisa
Utensílios: Tupperware

Espero ter ajudado com exemplos reais de empreendedores que assim como eu são protagonistas de sua história.

Um beijo!