Esse texto de hoje vai pra você, empreendedora, que quer formalizar o seu negócio. Hoje vou falar do MEI, a porta de entrada no mundo empresarial. E se você ficou confusa em algum momento, vamos esclarecer algumas dúvidas que você possa ter sobre o assunto. Pronta?
Antes de tudo, vamos entender o que representa o MEI. O Microempreendedor Individual (MEI) é uma modalidade de empresa disponível apenas para empreendedores individuais e não permite sócios. Além disso, só é possível contratar apenas um funcionário e o faturamento anual da empresa não deve ultrapassar R$ 60 mil.
Outro ponto que você, amiga empreendedora, deve ficar atenta é em relação às atividades. Não são todas as funções que podem ser praticadas por um Microempreendedor Individual. Pra você saber quais as atividades disponíveis, você deve acessar o Portal do Empreendedor.
Caso a atividade que você deseje não esteja na lista, é necessária uma outra formalização, através de uma Sociedade Limitada ou de uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli). Por isso, é importante você investir um tempo fazendo um modelo de negócios. Não sabe o que é? Nós já fizemos um texto sobre isso aqui no blog e você pode conferir aqui.
Leia mais
Metas que não te levam a lugar nenhum? Saiba como escapar e ter foco no que importa
Minha história em destaque no Portal IG
Voltando ao MEI, o lugar onde você quer trabalhar também conta. Cada município do Brasil possui uma lei de zoneamento que separa os bairros de acordo com as atividades (residenciais, comércio e indústria). E a atividade que você escolher deve estar de acordo com o local indicado. Pra você verificar isso, tem diferentes maneiras pois varia de município para município. Alguns tem o sistema online, já outros possuem espaços de atendimento aos empreendedores e, sem essas opções, você pode entrar em contato com a Secretaria de Urbanismo da cidade.
E esse foi o nosso texto sobre MEI, com algumas coisas que você precisa saber. Gostou do tema e quer saber mais? Então aguarde porque estamos preparando um presente pra você. E não esquece de colocar nos comentários o que você achou do texto? Gostou? Tem como melhorar? Dê a sua opinião.
Muito bom, com o passar do tempo você acaba percebendo a importância do MEI e os benefícios que ele pode trazer para sua pequena empresa em crescimento.
Bem legal, não sabia o quanto é importante o MEI.
Excelente post.
Fica a reflexão! 🙂
ótima matéria…..
Não sabia o quanto é importante o MEI.