Você tem grandes ideias, sonha em ter seu próprio negócio, mas enfrenta dois problemas: não sabe como enxugar a ideia e não sabe como colocar em prática. E então aparece o conceito de Startup Enxuta e com ele várias dúvidas de como você pode tirar do papel o seu negócio. Mas o que o livro de Eric Ries nos ensina sobre novos negócios?

Antes de começarmos, eu quero falar um pouco sobre este método de sucesso, explorado no livro Lean Startup, ou em português, Startup Enxuta. Este conceito envolve um trabalho de eliminar processos e validar modelos de negócios. Ou seja, é uma forma de testar a sua ideia antes de transformá-la numa empresa e aprender com as etapas. Veja abaixo:

Teste hipóteses

Essa primeira etapa nos ensina a ir além das pesquisas, mas realmente testar nossa ideia. Será que clientes pagarão pelo meu produto? Meu mercado é sazonal, funciona em determinadas épocas do ano? Então em vez de ficar apegada ao seu lindo plano de negócios, crie formas de desenvolver clientes.

Entenda seu mercado

Todo o processo de criação da sua empresa deve ser baseado no seu cliente, esse é o ponto focal do livro. E faz muito sentido, pois não adianta criar um mega produto ou um mega site e não ter clientes para usar. Portanto conheça e entenda seu mercado: concorrentes, clientes, demanda etc.

Leia Mais

Veja como ser uma negociadora de sucesso

Invista na 5W2H para fazer um plano de ação de sucesso pro seu negócio

Defina indicadores

Nesta etapa, você aprende a medir os seus resultados. A leis mais básicas da administração nos ensina sobre métricas. Você lembra do método PDCA de Falconi? (Planejar, fazer, checar e aprender). Fazendo uma ponte com a administração tradicional este é o ponto checar. Você irá definir algumas  metas e medir se alcançou.

Aprenda

Não tenha medo de errar, mas se você puder aprender com o erro dos outros e poupar seu tempo vale muito mais a pena. Estude vários casos de sucesso e aprenda com eles. E, após testar suas hipóteses e medir os resultados você deve ter aprendido alguma lição. Vale a pena investir na implementação da sua ideia? Ou será necessário mudar algo para colocá-la no mercado? Pense nisso!

Essas foram algumas dicas simples de como você pode testar suas ideias e colocá-las em prática com mais segurança. Criar um negócio é pisar em território desconhecido, e usar o método da Startup Enxuta vai te dá um pouco mais de direção sobre o caminho a percorrer na implementação da sua ideia. Por falar nisso, em qual etapa seu negócio está? Diga nos comentários se alguma dessas dicas você acredita que vai fazer a diferença na sua vida de empreendedora.

vip_whatsapp-var