Benchmarking? O que é isso? É de comer rs? Não é comida gente rs e essa palavra pode ser a chave do sucesso do seu negócio próprio. Mas antes de começar a explicar a importância disso, vou te falar o significado. Benchmarking é uma estratégia de gestão empresarial que foca em melhorar suas práticas e alcançar resultados mais positivos a partir da observação da concorrência.

Mas não é só analisar, coletar ideias e reproduzir no seu negócio, você tem que acrescentar um diferencial competitivo. Isso mesmo, algo que o seu concorrente não tenha e que só o seu empreendimento possa oferecer. Essa ferramenta deve ser atualizada e modificada, seja quando você faz o planejamento ou executa. E mesmo que o seu negócio não tenha uma concorrência direta, vale a pena investir nisso.

Confira abaixo os tipos de benchmarking:

Competitivo

É o mais clássico e busca, através da observação dos principais concorrentes, oportunidades de você melhorar o seu negócio. Algumas empresas apostam em contratar uma consultoria externa e, caso você possa pagar, vale a pena dar uma pesquisada no assunto.

Funcional

Nesse caso, não é só o que o seu concorrente pode te ensinar, mas de você observar o processo de trabalho de outras empresas de segmentos diversos. Ver como empresa X lida com demandas altas e repentinas de certos produtos, por exemplo. Isso vai te dar boas ideias para aumentar a sua produtividade na sua atividade.

Leia mais

Veja três tendências pra você usar o Facebook a favor do seu negócio

Dica MARA! Você precisa ler “Girl Boss”, livro sobre a empreendedora Sophia Amoruso

Interno

Nesse caso é a observação da própria empresa, em diversos setores e áreas, e identificar novas formas de realizar velhas tarefas. Se você ainda não tem uma equipe formada, não tem problema. Guarde essa dica pra quando o seu negócio crescer e use. Será ótimo pro seu negócio.

Cooperativo

Nesse caso, o foco é compartilhar informações. Você define o que deve ser dividido para que um empreendedor possa aprender com outro. Olha que legal! Pessoas diferentes, com negócios distintos, compartilhando o melhor e o pior de empreender naquela atividade. Super interessante.

Você pode usar de tudo um pouco dos diferentes tipos de benchmarking no seu negócio. Vale a pena investir nesse tempo pra usar essa ferramenta e colocar em prática. Por falar nisso, qual dica você acha que é a melhor pro seu negócio? Fala pra mim nos comentários.

vip_whatsapp-var