Amiga empreendedora, você apaga incêndios para pagar as contas da sua empresa? Ou tem uma estratégia de futuro para o seu negócio? Esse é o nosso tema de hoje, vamos discutir a importância de fazer um planejamento, saber para onde o negócio deve crescer e não só agir focando no agora. Vamos começar?

A importância do planejamento

Seu negócio não deve atuar somente apagando os incêndios, para gerar uma pouca verba que será aplicada para pagar contas. Será que empresas que focam somente no agora, irão resistir ao futuro? Não se engane sem planejamento é impossível manter-se vivo no mercado. Por isso, você deve ter três frentes no seu negócio: operacional, estratégico e tático.

Leia mais

• 5 lições de contabilidade que você deve seguir

• Cultura organizacional para sua empresa

Tipos de planejamento

Planejar é algo que precisa estar na alma de toda empreendedora, pois o preço pela falta dele é alto e faz toda a diferença no seu negócio. Quando pensamos em planejamento numa linha de tempo temos a seguinte formação:

Operacional – Bimestral, trimestral, semestral: O que você pode fazer hoje com o recurso que você possui hoje? Esse planejamento foca nas ações do dia a dia que devem possuir resultados a curto prazo. Geralmente, é feito por um técnico ou executor e foca no “What ou O que?” da metodologia 5W2H.

Tático – de um a 3 anos: Já no que diz respeito a um planejamento de médio prazo, a ser feito por gerentes e coordenadores. O planejamento tático deve ser feito para determinados setores, por exemplo: plano financeiro, plano de marketing, plano de vendas etc. Tratando da matriz 5W2H: Where/Onde e How/Como.

Estratégico – Por volta de 5 anos: Lendo os tópicos anteriores, você já percebeu que são 3 componentes importantes para ter um planejamento efetivo: Quem faz? Qual o período de aplicação para ver o resultado? Qual o objeto planejado? Aqui estão as respostas para o planejamento estratégico: você, empreendedora deve fazer, é a sua visão do futuro, como você enxerga seu negócio a longo prazo e o que você deve fazer para chegar lá. É o direcionamento para cada setor: Why/Porque e When/Quando da matriz 5W2H.

Amiga empreendedora, deu pra perceber que sem planejamento o seu negócio irá morrer? Esse foi o meu conselho de hoje: planeje os próximos passos da sua empresa, tenha visão. Quer mais dicas como esta? Corre nas minhas redes sociais, sempre posto temas que você vai amar: me siga no Instagram e curta minha Fanpage no Facebook.