Quando eu falo com vocês sobre aprender como funciona o seu negócio, saiba que tudo é importante, inclusive seu conhecimento sobre contabilidade. Devemos ter a contabilidade como uma estratégia de negócio, usá-la para conhecer profundamente os custos, impostos e compreender a saúde financeira da empresa.

Você não precisa ser um perito em contabilidade, mas vai precisar aprofundar seu conhecimento, para melhorar seu negócio e sua lucratividade. Vou te dar algumas dicas sobre esse assunto, para você entender o quanto é importante se dedicar e conhecer algumas regras contábeis.

1 Tenha assessoria de um profissional da contabilidade

Em alguns momentos, nos achamos autossuficientes e acreditamos que podemos cuidar de muitas coisas, estamos erradas. Delegar tarefas e ter auxílio para assuntos muito específicos é o que auxilia nas tomadas de decisões. E a contabilidade é uma aliada muito importante no momento decisório, no planejamento e na sustentabilidade da empresa.

Por isso, o contador vai conduzir e instruir para que tenhamos que despender o mínimo no pagamento de impostos, por exemplo. Isso faz parte do planejamento tributário que é a vida financeira e contábil do nosso negócio.

2 Contas pessoais e empresariais

Já tratamos desse assunto aqui, não podemos de jeito nenhum cometer esse erro de misturar essas contas. Com certeza, se não fizer essa separação correta, vai estar cometendo um erro. E pode não ter volta, pois vai impactar diretamente nos seus custos.

E sem esse controle correto, perder as rédeas das finanças e falhar na gestão contábil é muito fácil.

Leia mais

• 5 erros mais comuns na gestão do negócio

• 5 sinais que a sua empresa está indo a falência

3 Crie o hábito da contabilidade

Enxergue a contabilidade em tudo, ela vai te ajudar a minimizar os riscos e ter controle sobre as situações, a memória contábil é uma grande amiga. Com o hábito da contabilidade, facilmente percebemos as falhas, os riscos e vai ser mais fácil tomar decisões, pautadas em informações seguras.

Sendo assim, contabilizar todas as operações financeiras da empresa, gastos, receitas e o caixa, vai aumentar seu tempo de vida no mercado e a sobrevivência financeira.

4 Seja organizada

Ao se trabalhar com contabilidade, os números são as principais informações, não seja desorganizada a ponto de perder informações, arrume-se! A desorganização vai te fazer perder tempo e automaticamente levar ao descontrole.

5 Controle é fundamental

Sem controlar, podemos afundar muito fácil, não vamos ter base de informações concretas para ajudar nas decisões. Contabilizar é controlar suas finanças, para que possa estar alinhada a uma boa política de contenção de gastos e despesas. Portanto, alie-se ao seu contador para controlar suas contas, contabilizar seu negócio e desenvolver seus processos.

Nada é fácil, mas lembre-se também que temos que cumprir obrigações com o governo, que dependem da contabilidade da empresa. Com a globalização e controle, cada vez mais rígido, dos órgãos que controlam isso é fundamental que tenhamos uma ótima estrutura contábil, como estratégia de negócio.

Não perca mais tempo, procure ajuda agora mesmo e seja capaz de gerir seu negócio, entendendo algo de cada área, isso vai te fazer crescer e seu negócio também.

Depois de tudo, venha nos contar a sua experiência e sucesso!