Quem subestimou a blogosfera há uns anos atrás não poderia imaginar que dela sairiam novas celebridades, pessoas seguidas e acompanhadas de perto por admiradoras e fãs e que as blogueiras poderiam se tornar uma mistura de comunicadoras e ícones da atualidade, ditando moda e representando com mais realismo do que as tão distantes modelos da passarela aquilo que as mulheres são e gostam de vestir e usar na vida cotidiana.

luciane-ferraes-2O que não era obvio se tornou real e hoje, meninas e mulheres comuns, que iniciaram suas vidas virtuais com o único intuito de compartilhar idéias, opiniões e gostos pessoais fazem a mediação entre o mundo dos anônimos e dos famosos, trazendo um pouco de glamour para a vida cotidiana e levando um pouco do cotidiano para as telas dos computadores de uma forma mais integrada e compartilhada por milhares (e até milhões) de seguidores.

A fama e as homenagens

Grandes marcas de esmaltes e grifes já homenagearam blogueiras dando seus nomes para coleções inteiras ou produtos específicos.

Prova disso é que algumas lojas, como a Francisca Joias Contemporâneas, por exemplo, já têm até categorias exclusivas com jóias e semijóias que carregam o nome de Bruna Malheiros, Boca Rosa, Pretty Poison, Gabih Machado, Luciane Ferraes, Branquela Sardenta e Jana Sabrina, alguns dos blogs e blogueiras bombando na atualidade.

gabih-machadoColares, Ear Cuffs, Gargantilhas e Maxi Brincos são apenas algumas das peças inspiradas nessas blogueiras e o sucesso garante que não pára por aí.

Elas ditam moda

jana-sabrina

Além das coleções que carregam seus nomes, as blogueiras continuam influenciando meninas e mulheres com a simples indicação do que usam e recomendam. O blog aqui, por exemplo, anuncia em diversos posts aquilo que cada blogueira andou selecionando como hit através da internet e claro, lá vem mais um tiquinho de influência aí.

O público

bianca-andrade

Cada blogueira tem seu tipo de público e cada público tem sua blogueira favorita. Idade, gostos pessoais, estilo musical, regionalismos e o lifestyle de cada uma delas é o que define seu público e a partir daí, já está tudo segmentado.

Cada marca que procura uma blogueira sabe através da personalidade dela, que tipo de público conseguirá atingir.

jana-sabrina-2

Mais do que uma nova modalidade de marketing, as blogueiras representam um novo olhar do público para o comércio de modo geral. Muito mais real, feito de pessoas para pessoas, onde não se trata de um personagem representando em uma propaganda e sim alguém com nome e sobrenome, expondo seu nome e sua imagem em prol de um produto ou marca. Forte isso, não é?