Quem subestimou a blogosfera há uns anos atrás não poderia imaginar que dela sairiam novas celebridades, pessoas seguidas e acompanhadas de perto por admiradoras e fãs e que as blogueiras poderiam se tornar uma mistura de comunicadoras e ícones da atualidade, ditando moda e representando com mais realismo do que as tão distantes modelos da passarela aquilo que as mulheres são e gostam de vestir e usar na vida cotidiana.
O que não era obvio se tornou real e hoje, meninas e mulheres comuns, que iniciaram suas vidas virtuais com o único intuito de compartilhar idéias, opiniões e gostos pessoais fazem a mediação entre o mundo dos anônimos e dos famosos, trazendo um pouco de glamour para a vida cotidiana e levando um pouco do cotidiano para as telas dos computadores de uma forma mais integrada e compartilhada por milhares (e até milhões) de seguidores.
A fama e as homenagens
Grandes marcas de esmaltes e grifes já homenagearam blogueiras dando seus nomes para coleções inteiras ou produtos específicos.
Prova disso é que algumas lojas, como a Francisca Joias Contemporâneas, por exemplo, já têm até categorias exclusivas com jóias e semijóias que carregam o nome de Bruna Malheiros, Boca Rosa, Pretty Poison, Gabih Machado, Luciane Ferraes, Branquela Sardenta e Jana Sabrina, alguns dos blogs e blogueiras bombando na atualidade.
Colares, Ear Cuffs, Gargantilhas e Maxi Brincos são apenas algumas das peças inspiradas nessas blogueiras e o sucesso garante que não pára por aí.
Elas ditam moda
Além das coleções que carregam seus nomes, as blogueiras continuam influenciando meninas e mulheres com a simples indicação do que usam e recomendam. O blog aqui, por exemplo, anuncia em diversos posts aquilo que cada blogueira andou selecionando como hit através da internet e claro, lá vem mais um tiquinho de influência aí.
O público
Cada blogueira tem seu tipo de público e cada público tem sua blogueira favorita. Idade, gostos pessoais, estilo musical, regionalismos e o lifestyle de cada uma delas é o que define seu público e a partir daí, já está tudo segmentado.
Cada marca que procura uma blogueira sabe através da personalidade dela, que tipo de público conseguirá atingir.
Mais do que uma nova modalidade de marketing, as blogueiras representam um novo olhar do público para o comércio de modo geral. Muito mais real, feito de pessoas para pessoas, onde não se trata de um personagem representando em uma propaganda e sim alguém com nome e sobrenome, expondo seu nome e sua imagem em prol de um produto ou marca. Forte isso, não é?
No Comment