Você já se deparou com um fechamento de caixa em que os resultados não eram aquilo que você esperava?

O dinheiro pode estar escapando do caixa e a falta de controle de despesas que parecem pequenas podem gerar grandes prejuízos.

Imagine aquele mês que sua loja bombou nas vendas, que seu faturamento foi extraordinário. Aí chega a hora de fechar o caixa e, para sua surpresa, o valor encontrado é menor do que aquele que os registros apontam.

E, se isso tem acontecido em seu negócio, é hora de ficar atenta. Porque são aquelas retiradas que você acredita serem irrisórias que podem prejudicar a vida financeira da sua empresa.

Fique de olho em alguns gastos que você não acha relevante registrar, mas, que podem sim comprometer o caixa da sua empresa. São elas:

  • Despesas em viagens

Aqueles pequenos gastos realizados em uma viagem de trabalho, que mesmo relacionado à sua atividade, você deixa de registrar.

  • Material de escritório

As compras de material de escritório na sua empresa são feitas a cada seis meses. Mas, por uma falha, acabaram o papel e os grampos. Então, você resolve fazer uma pequena retirada no caixa pra aquisição desse material.

Como o valor é muito pequeno, você supõe que não seja necessário registrar.

  • Conta telefônica

Uma das maiores despesas empresariais é a conta telefônica. Os aparelhos corporativos muitas vezes são usados de forma exagerada e sem controle, o que aumenta consideravelmente os gastos da empresa.

  • Serviços burocráticos

Sempre aparecem aqueles serviços inesperados que na correria do dia a dia você acaba se esquecendo e é pego de surpresa. Daí surgem aqueles pequenos gastos com cópias de documentos, taxas, só que os gastos são tão pequenos que nem vale a pena registrar.

  • Almoço de negócio

Você teve um almoço para fechar uma provável parceria para sua empresa, no final até dividiram a conta, mas, como o valor não foi tão alto, você nem cogitou em registrar da saída do seu caixa.

Leia Mais

Controle financeiro: estou fazendo certo?

5 dicas para quem está começando a empreender

Melhore o controle das suas despesas

O controle financeiro vai desde o registro de uma grande despesa até uma o registro de uma pequena retirada.

É importante que você esteja atento ao fluxo de caixa. Tenha sempre uma planilha de gastos atualizada para não perder o controle do faturamento da sua empresa.

O sucesso da sua empresa não depende apenas dos grandes feitos, e sim, de todas as pequenas ações que juntas podem trazer grandes resultados.

Quer aprender muito mais com quem realmente entende do assunto? Siga minhas redes sociais Instagram e Facebook e acompanhe meu canal no YouTube para muito mais dicas.