Calcular o preço é muito mais complexo do que se imagina, e quando fazemos algo assim sem nenhum embasamento, geralmente cometemos erros básicos.  E são esses tipos de coisas que nos colocam fora do mercado, que atrapalham nosso faturamento e nos faz perder o controle.

Vou te falar sobre 3 erros que muita gente comete quando calcula preço, tudo por não conhecer a empresa e achar que é uma simples operação.

1  Conheça os custos da sua empresa

Se você presta serviços ou vende, tem custos para fazer cada operação, que deve ser levado em conta nesse cálculo. É através desse conhecimento que você vai poder entender custos, despesas, investimento e por majorar o valor do que você oferece.

Esse não é o único fator, mas é importante, já que a operação precisa pagar os custos e ainda gerar lucro para você. Nada de calcular o preço no achismo, já passamos dessa época. Precisamos ratear o aluguel, salários, água, luz, telefone e tudo que envolve o funcionamento da empresa. Se necessário, peça ajuda ao seu contador já que envolve impostos também.

Leia mais

• Desconto no salário: quais são permitidos?

• 4 sinais de falência no curto prazo

2  Copiar os preços dos concorrentes

Por isso você deve conhecer os custos da sua empresa. Seu concorrente pode ter mais ou menos custos e isso vai impactar no preço final. Além disso, cada produto tem uma especificação, qualidade, variação, tornando-o diferente dos outros.

Portanto, esse é um erro grave, você está se colocando em outra realidade e afundando seu negócio. Você precisa calcular o preço com base nas suas informações!

3  Tenha controles eficazes para calcular o preço

Calcular o preço é uma tarefa muito desafiadora, porque o cenário pode mudar de uma situação para outra. Por isso, ter seu estoque sempre atualizado e suas planilhas financeiras com as informações corretas, vai facilitar a sua vida. Isso pode aumentar ou diminuir a sua lucratividade de maneira exponencial, se você for pega de calças curtas, como se diz por aí, vai ser ruim.

Para termos esses controles eficazes, precisamos de um bom suporte, de pessoas inteligentes, treinadas e capazes de entender nosso propósito. Quando você ignora esses fatores que estou te mostrando, com certeza vai tomar as decisões erradas.

É bom você se familiarizar com os números, com as planilhas e acompanhar as pessoas e os processos, trabalhe junto com o seu negócio. É muito comum cometermos esses erros no ao começar um negócio, por isso você precisa estudar.

Quando falamos de calcular o preço, é o mesmo que falarmos de cuidar da saúde financeira, então, atenção! Sempre que no texto tiver uma palavra de cor diferente, clique nela, lá tem mais informações para você.

Me sigam no Facebook e vejam as novidades e inspirações que deixo lá todos os dias, sucesso!