Está chegando uma das melhores épocas do comércio. Tem as festas de fim de ano, 13º salário e o nosso objetivo é melhorar a lucratividade no fim de ano com essas ocasiões. Esse é um planejamento que deve ser feito com muita antecedência pra não causar nenhum prejuízo pro seu negócio. Não podemos deixar pra cima da hora, pois muitas coisas precisam ser revistas para dar tudo certo e superar as nossas expectativas.

São diversos fatores para analisarmos e eu vou te dar algumas dicas para que você tenha o melhor fim de ano possível, focando na lucratividade.

1 Datas comemorativas

Essas datas são sempre especiais, mas se não soubermos aproveitar o momento, todo mundo lucra e a gente fica parado ou pra trás. O que temos que considerar é que o Natal é a data mais importante em faturamento e volume de vendas, devido às gratificações de fim de ano que muitas empresas oferecem.

Por isso, o planejamento e o alinhamento de estratégias podem fazer muito bem para o caixa da sua empresa.

Leia mais

• Calcular o preço: não cometa esses erros

• Saiba o essencial para analisar seu cliente

2 Controle seu estoque

Seu controle de estoque deve estar muito bem afiado. Chegou a hora de vender tudo, de fazer girar as mercadorias encalhadas para que você possa receber as novidades. Não deixe que a desorganização tome conta do seu negócio. Preste atenção nas tendências e avalie muito bem suas planilhas para que consiga escoar tudo que comprar.

Essas informações devem estar atualizadas, para que você possa acompanhar também as pesquisas que dizem dobre o poder de compra do consumidor.  Essas coisas influenciam diretamente nas suas vendas, que podem fazer você não fechar um negócio por falta de produto ou comprar em excesso.

Faça com que os prazos dos seus fornecedores possa te beneficiar no giro da mercadoria. Se atente a isso e melhore a lucratividade no fim de ano.

3 Aposte na publicidade

Chegou de hora de ficar em evidência, de mostrar ao consumidor que você está no mercado e que pode oferecer as melhores condições pra ele. Faça boas campanhas de marketing, analise a sua realidade. Você pode usar rádio, carro de som, redes sociais, mas sempre cuide do seu orçamento. Afinal de contas, um olho no peixe e outro no gato.

E agora, a ficha caiu? Já notou quanto tempo falta para o Natal? Não deixe a desorganização tomar conta do seu negócio. O poder agora tá com você, tá na hora das ideias, planejamento, alinhamentos, execução e muita lucratividade no fim de ano.

Muito sucesso pra você, me sigam no Facebook para acompanhar minhas novidades e muito sucesso pra você!