Conseguir o engajamento da equipe nos nossos projetos exige uma preocupação constante, já que a performance do time depende de nós.  Precisamos manter os colaboradores conectados, felizes e encorajados com o nosso negócio. Isso com certeza vai te levar ao sucesso.

Para isso, vou te ajudar com 5 dicas preciosas, é só alinhar com a sua política e aplicar, vamos lá:

1 Tenha compromisso com o time

Jamais faça alguma promessa que não possa cumprir. Faça a sua palavra ser uma base para todos confiarem e seguirem. Transmita total confiança e assim vai ganhar o engajamento em tudo aquilo que for proposto, tenha regras para todos.

Procure conversar cara a cara, sempre que puder, isso faz com que sintam que você está interessado nas atividades deles.

2 Transmita o feedback, sempre!

Reconhecer os acertos e erros vai te levar a ganhar confiança e respeito. Tenha cuidado, feedback positivo faça em particular e em público, o negativo somente individualmente, em local neutro.

Quando houver relato negativo, nunca exponha para os demais integrantes, isso vai gerar burburinho e falta de engajamento, de todos.

3 Esteja disponível

Não estabeleça uma relação somente entre os colaboradores e a gerência. Tenha curiosidade pelo trabalho deles e veja se precisam de você, da sua colaboração. Auxilie nas tomadas de decisões e faça do engajamento o seu propósito, para ter deles o mesmo retorno. Separe sempre esse tempo de acompanhamento e troca de ideias, faça isso regularmente esteja disponível.

Leia mais:

Você é um líder ou um gestor

Você tem colaborador insatisfeito? algo está errado

4 Promova o reconhecimento

Saber identificar os méritos é muito bom. Geralmente exaltamos as críticas e minimizamos as coisas boas. Tenha um orçamento para prêmios, coletivos e individuais. Pode ser dinheiro, brindes ou algo que satisfaça o perfil dos destaques.

Precisamos trabalhar a meritocracia na nossa empresa, toda pessoa precisa ser certificada e motivada pelo seu esforço.

5 Dê autonomia para ter engajamento

Incentive a autonomia e criação dos colaboradores. Fazendo isso, vai aumentar a motivação e o engajamento. A equipe que se sente à vontade para trabalhar, percebe um grau de confiança, que vai resultar em muitos resultados positivos.

Analise bem esse equilíbrio de participar e dar autonomia. Oferecer a liberdade, sem perder a gestão, é mostrar competência e convicção no seu time.

Se nossos colaboradores não estiverem aplicados naquilo que fazem, com nosso apoio, não teremos comprometimento e ética da parte deles.

Para ter muito sucesso, precisamos cuidar das pessoas dentro de casa, do nosso maior ativo, nossa equipe. Aplique essa dicas e venha me contar como foi, tenho certeza que vai se sair muito bem com essas dicas. sucesso!