Nós, empreendedoras, precisamos estar prontas para as oportunidades, inclusive para fazer a exportação do nosso produto. Você já pensou nesse assunto? Quando o mercado interno apresentar instabilidades, como tem acontecido ultimamente, precisamos ligar nossos radares inclusive para o exterior. Prestar atenção no mercado, se colocar preparado e consistente para estar à disposição dos importadores é mostrar que todos os conceitos de gestão estão sendo aplicados, além da sua dedicação no negócio.
1 Quem pode fazer exportação?
Todos, desde que estejam com suas atividades regulares, com o regime de tributação correto, para se adequar a todas as questões contábeis e fiscais. Observando essa minha afirmação, é tranquilo afirmar que empresas de qualquer porte, desde que organizadas, podem mandar seus produtos para fora do país.
2 Qual a documentação necessária?
O documento mais importante é o RADAR (Registro de Habilitação no Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiro) é por ele que a Receita rastreias as empresas de comércio internacional. Ele também habilita que a empresa possa praticar a exportação, com cadastro no SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior).
Mas vamos listar o restante:
- Fatura Proforma;
- Fatura Comercial;
- Romaneio;
- Conhecimento de embarque;
- Certificado de origem
- Apólice de seguro;
- Carta de crédito;
- Registro de exportação;
- Nota fiscal;
- Comprovante de exportação;
- Contrato de câmbio;
- Contrato de câmbio de compra;
Viu como a organização é importante, o seu contador é fundamental nesse processo, vai ser seu melhor auxílio.
3 Quais os cuidados devo tomar?
A embalagem é o que mais deve nos preocupar, como o processo até o cliente será longa, precisamos de algo bem resistente e ainda mais inspiradora, pra que ele seja surpreendido ao receber. É muito importante estar ciente de toda legislação e tributação, e estudar as restrições de cada País que vai receber a sua embalagem.
Prepare todos da sua equipe para entender muito bem o processo, faça reuniões periódicas, até que ninguém tenha dúvida sobre a responsabilidade que é exportar.
Leia mais
4 Como definir a estratégia de exportação?
O primeiro passo é estudar tudo sobre o assunto, logo após, faça esse check list com você e sua equipe, para alinhar o pensamento e fazer seu planejamento:
- Para onde vamos exportar?
- Qual o objetivo de exportar para tal lugar?
- Quais a condição de exportação desse País?
- Qual o melhor processo logístico para essa operação?
- Qual a característica e documentação é exigida?
- Minha equipe e assessoria contábil estão preparados?
Respondendo essas perguntas e chegando ao seu objetivo, chegou a hora de planejar e expandir para o mundo.
5 Quem cria as oportunidades?
Essa resposta é tão fácil, claro que somos nós! Nada nessa jornada vem de graça, sabemos disso, então vamos criar novas ideias, oportunidades, negócios e mirar o topo do mundo, sempre com serenidade e inteligência.
Vamos juntas, me sigam no Instagram e no Facebook e vejam as novidades que deixo por lá todos os dias.
No Comment