Quando a empresa começa a se organizar e ser dividida por setores aí começamos a pensar no gerenciamento das equipes de cada esfera para melhorar a produtividade. Saber se você está fazendo isso da maneira certa é essencial para evitar conflitos e aborrecimento desnecessários com os colaboradores.
Os setores aos poucos vão se tornando defeituosos, conflituosos e vão afetar a harmonia, a qualidade e a motivação de cada um. Se não houver um correto gerenciamento o desgaste pode ser tão grande a ponto de perder talentos.
Vou trazer 4 dicas para evitar dor de cabeça futura:
1 Comunicação
A primeira coisa com que se preocupar é com a comunicação. Já ouviu falar daquela expressão “rádio peão”? Pois é, isso atrapalha qualquer clima bom que já tenhamos no ambiente.
Sempre resolva os conflitos com uma boa e franca conversa. Deixe claro que é necessário que um departamento saiba se comunicar bem com o outro para tornar o trabalho mais eficaz. Então expor a dimensão de responsabilidades de cada setor é primordial para o processo, já que tudo precisa funcionar com uma engrenagem levando ao objetivo principal da empresa.
2 Pesquisa de clima organizacional
Dentro da comunicação podemos extrair várias informações que vão auxiliar no gerenciamento dos setores e das pessoas.
É preciso estabelecer a ferramenta de clima organizacional. Essa pesquisa é muito importante para identificarmos conflitos internos, problemas pessoais e a partir daí podermos tomar as decisões estratégicas sobre cada ponto.
Se conseguir contratar uma consultoria para a aplicação desta pesquisa é bom. Produzir esses questionários internamente pode afetar a credibilidade das perguntas e trazer algum fator interno implícito, prejudicando o resultado.
Leia mais
• 4 dicas de gestão para a empreendedora
• Dicas para fazer um planejamento estratégico
3 Fazer uma estrutura formal
Formalizar os líderes nos cargos de forma clara é outra atitude a ser tomada. A autoridade não pode ser informal, implícita. O reconhecimento destas pessoas deve constar nas descrições das funções o cargo.
A estrutura informal prejudica até a sua gestão, já que pode faltar comunicação e pessoas que estejam de verdade ao seu lado com o propósito de gerir da melhor maneira possível.
Faça um descritivo para cada cargo e inclua no seu organograma (não tem um?? Que ruim heim?). O organograma é o gráfico da estrutura hierárquica da empresa, ligando cada pessoa ao setor e seus superiores e subordinados. Isso vai e garantir que todos saberão com quem falar, inclusive você!
4 Integração dos setores
Ao pensar um projeto é preciso formatá-lo e muitas cabeças pensam melhor que uma. Essa integração deve ocorrer, em cada processo, desde o início, com clareza de informações e com aquilo que chamamos brainstorm (tempestade de ideias).
Definir se os setores vão trabalhar juntos desde o início, se farão suas partes em separado para depois discutir e juntar o que se tem pronto. Todos dentro da sua responsabilidade e setor vão ter que produzir para o projeto e para a melhor comunicação e integração de ideias.
Então vá seguindo essas quatro dicas e identificando as falhas. Tudo na empresa é feito de análises, não tome providências ou decisões com o calor da emoção.
Desse jeito, comunicar, integrar, organizar, liderar e controlar vai ser mais fácil.
No Comment