Todas nós temos uma cultura, um valor, algo enraizado na nossa personalidade que vai resultar em na nossa cultura organizacional. Para criarmos a missão, visão e valores da nossa empresa vai ser preciso resgatar esses valores, essas crenças e aplicar no nosso modelo de negócio.
Ter essa percepção já traz a identidade para qualquer empreendimento, basta sentar, listar todos eles e aplicar a todo momento aquilo que você acredita e que levar para seus stakeholders.
1 Preciso ter minha cultura organizacional?
Com certeza! Todas as diretrizes que vão pautar sua vida no mercado, estarão amparadas nos hábitos, cultura, valores morais e éticos e nas políticas que acredita ser útil para o seu desenvolvimento.
2 Cultura organizacional para o meu negócio
Ao elaborar o rumo para sua empresa vai estabelecer regras que deve incorporar às pessoas que trabalham com você.
Essas pessoas devem absorver esses valores e tomar para si como se fossem seus, pensando em representar sua linha de pensamento. Essa cultura vai fazer uma enorme diferença no seu recrutamento e seleção e terá mais chances de gerir as relações interpessoais, resolvendo os conflitos.
Ao compartilhar esses valores com clareza, bem definidos, fará com que seu ambiente tenha a sua cara, promovendo a sintonia em prol do seu negócio. A cultura será a filosofia de vida da empresa, se tornando a assinatura da organização.
Leia mais:
3 Inovação e mudanças
É possível inovar durante a sua caminhada, e essa inovação passa pela mudança da cultura, o que pode acontecer e algum momento.
Mas aí você fala: Sabrina, e os meus valores? Seus valores ainda estarão nela, porém os valores que ela precisa cultivar para sobreviver precisam se adaptar.O mundo muda, as pessoas mudam e as empresas também, isso não é mexer na sua essência, mas está ligado com a necessidade de se manter competitivo.
Se sentir a necessidade de mudar, após alguns anos, não pense duas vezes, será um momento difícil, vai exigir muito compromisso e dedicação, pois nenhuma mudança cultural ocorre com facilidade. Você vai precisar de uma comunicação excelente e de muita raça para transmitir novos valores e crenças, mas isso ativará seu papel de gestor e estrategista, fazendo você se destacar e amadurecer ainda mais.
A cultura corporativa tem muito impacto no resultado, traz foco e organização para as ações. Cultivar essa cultura e muda-la se for necessário, vai ser muito bom para você ter uma gestão pautada na aprendizagem a moldada ao novo mundo dos negócios.
E agora? Consegue parar e imaginar a cara que pretende dar à sua empresa?
É justamente isso que você precisa fazer.
Vá em frente, ação e sucesso!
Muito interessante, não conhecia esse termo “cultura organizacional”!
Muito interessante esse post
nunca tinha ouvido falar disso. muito interessante!