Posicionamento da marca é ter uma identidade única e forte, construir a sua imagem para ficar gravada na cabeça do consumidor, como memória positiva. Pensar nessa estratégia é estar à frente do nosso concorrente, é fazer com que sempre que o consumidor veja nossa marca, seja remetido a algo prazeroso, interessante, inteligente, proporcionar a melhor experiência para ele.

Para imaginar como é posicionar a sua marca no mercado, pense nas seguintes coisas: sabão em pó, chinelo, sanduíche, sorvete, tecnologia e etc…

Sei que ao ler cada item desse você teve uma memória positiva e em alguns casos uma negativa, então é nisso que você deve pensar, isso é posicionar a sua marca. Veja essas dicas de como pensar no seu posicionamento:

1 Posicionamento da marca

Nossa função vai ser a de se torna superior na mente do consumidor, estabelecer nossas vantagens em desfavor da concorrência, sempre com ética.

Isso é um processo, não se posiciona uma marca de uma hora para outra e não é possível num passe de mágica se fixar na lembrança do consumidor.

Nós sempre devemos ter informações de mercado, por isso devemos nos concentrar em pesquisa de mercado, naquilo que somos melhores que nossos concorrentes, em alguma novidade, algo que a pesquisa tenha nos apontado.

2 Definir seu propósito

Após essa opção que falamos, precisamos ter uma frase de impacto, que faça o consumidor associar de imediato, dando uma boa razão para seguir e comprar a nossa marca.

Vamos pensar no propósito de grandes empresas, como Havaianas “Todo mundo usa”, Nike “Nike, just do it”, Bombril “1001 utilidades”, McDonald’s “Amo muito tudo isso”.

O propósito é fazer a sua empresa ser lembrada, agregar valor, identidade e conceitos, para que todos sejam capazes de nos identificar, só de ouvir essas frases. Tenha em mente que elas devem ser curtas e memoráveis.

Leia mais:

3 dicas para analisar a concorrência

O que é nicho de mercado online

3  Execução

Após o trabalho de se conhecer, e concretizar o valor que deseja passar para os consumidores, está na hora de executar, não atropele os processos, a execução só vem depois do planejamento.

Precisamos ter muita dedicação, transmitir verdade no posicionamento, tornando nossa marca relevante para todos, como uma forma de fazer com que o consumidor também transmita aquilo que sente ao nos enxergar.

É importante monitorar o processo de execução o tempo inteiro, saber se estamos indo no caminho certo, não é errado se reposicionar, há um excesso de marcas no mercado e os consumidores estão cada vez mais exigentes.

Para alguns consumidores todas as marcas de determinado segmento são iguais, esse é o momento de mostrar que você não nasceu para ser igual.

Tanto no posicionamento da marca como no reposicionamento você tem a oportunidade de ser arrojada, inovadora, corajosa, transparente, honesta e verdadeira, fazendo tudo com qualidade.

Então, procure os pilares que deseja apoiar seu negócio e vá em frente, as palavras chaves são trabalho e dedicação, assim chegaremos ao sucesso!

Coloque nossas dicas em prática e depois volte para nos contar como foi, todo processo precisa de algum ajuste e o networking é essencial.