O processo seletivo é um procedimento de bastante relevância para o bom andamento da empresa. Ele abrange várias etapas que vão desde a divulgação correta da vaga até a analise do perfil dos candidatos.

Essa seleção é uma das principais responsabilidades do departamento de recursos humanos.

Processo seletivo, evite problemas futuros

É preciso muita atenção e dedicação na seleção de candidatos para compor o seu time.

Um processo seletivo ineficiente e desorganizado pode causar muito desgaste e gerar muitos prejuízos para sua empresa.

Quando não damos à devida atenção a seleção, acabamos por contratar colaboradores que não se enquadram no perfil da empresa ou do cargo em questão.

E você até já pode imaginar os transtornos que isso pode causar! Gastos com uma nova seleção e investimento no treinamento de outro profissional.

Por isso fique atento aos processos seletivos da sua empresa, analise com paciência o perfil dos candidatos para aproximar o máximo possível da contratação ideal.

Leia Mais

Primeiro colaborador: É hora de contratar

Preciso contratar um gestor, e agora?

Requisitos que ajudam a chegar ao candidato ideal

Escolher o candidato ideal e que venha de encontro com as suas expectativas não é uma tarefa fácil e requer muita paciência.

O mercado nos oferece constantemente um leque de candidatos em busca de oportunidades de emprego. Mas como encontrar aqueles que são realmente qualificados?

Ao divulgar a vaga é preciso que você defina com detalhes o perfil desejado. Faça uma analise prévia do cargo para que saiba quais habilidades, responsabilidades e conhecimento o candidato deverá ter.

É preciso clareza ao divulgar a vaga, chame a atenção para a experiência exigida, formação, as atividades a serem realizadas, horário de trabalho e salário.

Divida a seleção em fases e aproveite cada uma delas para ir mapeando o perfil dos candidatos.
Lembre-se: Nem sempre o currículo consegue definir fielmente o perfil de alguém. É possível que aquele candidato que parece ser perfeito, não se encaixe no perfil desejado e vice versa.