Recebo constantemente esta pergunta: Por que Francisca Joias, se esse não é o seu nome?

Meu nome é Sabrina Nunes Soares, sou filha de Maria Solanei Nunes (dona Neide) e Walter Tadeu Soares Lages. Sou neta de dona Nega de Lú (lá em Minas todo mundo tem apelido, rsrs). Minha avó, era uma senhora muito trabalhadeira, destas mulheres de fibra a frente de seu tempo. É… A velha era empreendedora e eu só liguei os fatos agora, rsrs.   Ela tinha um restaurante na beira da BR 116 em Itaobim, Minas. Também era mãe de 6 filhos que criou sem a presença do pai, coitada! Mesmo assim a conheciam como Nega de Lu – e o Lu meu avó, já estava longe faz tempo! rsrs

Tá, mas você ainda não explicou o motivo de ser “Francisca“…

Desculpe eu falo demais!

Dona Nega tinha um irmão que não tinha filhos, seu Geraldo Nunes, que era padrinho de minha mãe. Para ajudar minha vó diante das dificuldades de criar os filhos, levou minha mãe para morar com ele.

Padrinho Geraldo era casado com Francisca (conhecida como Nenzinha). Além de padrinhos de minha mãe, eles criaram e se tornaram meus padrinhos e eu o considerava como um pai. Já vó Nenzinha era um doce e, como eles não tinham filhos, criaram minha mãe como filha e eu como neta. Ah, eu me sentia a rainha daquele sertão! Eles moravam na roça. Gente, roça em Minas não é sítio, ou fazenda. É roça mesmo! Lá no vale do Jequitinhonha.

Eu amava ir pra casa de vó Nenzinha e do  padrinho Geraldo. Lá eu era paparicada, dengada, amada, tudo que a gente ama. Eles faziam todos meus desejos, mesmo diante das limitações. Como nada é eterno, eles se foram, deixando lindas e doces recordações e ensinamentos para minha vida.

E um dia lá estava eu brigando com meus botões para encontrar um nome para a lojinha do Elo7. Entre uma ideia e outra, pensei em Francisca. Isso! Me arrepiei toda naquele momento, pois eu queria um nome forte, lindo, que transmitisse fibra e que tivesse historia. E ai veio a ideia, Francisca Joias!

Foi essa a maneira que encontrei de fazer uma homenagem a minha vó Nenzinha, uma forma de eternizar aquele carinho em minha vida. Hoje a Francisca vem se tornando algo maior a cada dia e talvez não tivesse nome melhor para escolher para minha loja sem fazer essa linda homenagem a uma mulher que vai estar na minha vida para sempre!