De quem é a culpa do recrutamento e seleção quando dá errado? E quanto custa um processo de admissão e demissão? Pois a partir de agora vou te fazer pensar duas vezes antes de fazer um processo seletivo mal feito, porque se a sua escolha for ruim o seu negócio fica muito prejudicado. Vem comigo?

Recrutamento

Vamos começar conversando sobre indicação. Evite usar a indicação como única fonte de mão de obra especializada, porque geralmente vem acompanhada de apadrinhamento, relação de amizades, parentesco e outros defeitos difíceis de corrigir. Sempre prefira usar métodos que tornem eficiente seu processo. Caso queira dar uma oportunidade para alguém, saiba separar as coisas. Conheça o trabalho da pessoa e seja a gestora desse funcionário.

Agora se você quiser abrir essa oportunidade com outros candidatos, use canais específicos para divulgação da vaga e use termos específicos para o recrutamento. Seja direto e certeiro ao traçar o perfil do candidato, pois esse cuidado é importante pra você não perder tempo nem escolher a pessoa errada pra fazer parte da sua empresa.

Anúncio da vaga

Para anunciar, a primeira coisa é posicionar a sua empresa, tipo: empresa de engenharia, clínica médica, loja de roupas, seja direto! (Exemplo: Empresa de engenharia contrata). Defina o grau de instrução para o processo seletivo (segundo grau completo, algum curso de especialização específico etc) e se é necessário ter algum tempo de experiência para assumir o cargo.

Divulgue o cargo e suas atividades específicas e seja o mais claro possível na descrição, como: elaborar planilhas, excel avançado, atendimento ao cliente, atendimento telefônico, análise e interpretação de dados. Tenha um script de cada cargo de sua empresa e nada de colocar pra pessoa pontual, organizado, dedicado, essas coisas já esperamos que os candidatos ofereçam. Tudo para que o candidato possa entender se tem o perfil desejado por você ou não.

Defina salário, horário de trabalho, benefícios e coloque em destaque onde o serviço será prestado, se é preciso viajar, dormir no emprego, trabalhar fim de semana, informações que ajudem ainda mais no direcionamento do candidato. Assim somente quem atender a esse perfil vai se candidatar. Por fim, destaque como será o recrutamento, se o recebimento de currículos será via e-mail, se é preciso preencher alguma ficha on-line, acessar o site da empresa, entregar o currículo pessoalmente. Quanto mais clareza melhor, seja pra você ou para o candidato.

Leia mais

Descubra como escolher um ótimo colaborador pro seu negócio

5 características da empreendedora de sucesso

Seleção

Como sua empresa tem diferentes cargos a serem ocupados, cada cargo possui um perfil específico. Uns precisam de maior concentração, outros maior interação e extroversão, ou algumas habilidades específicas, como: planilhas eletrônicas, sistemas, trato com pessoas, interpretação de números e a até força física é importante destacar. Para essas coisas mais específicas a ajuda de um psicólogo vai detectar cada traço desse do jeito que você precisa.

Não descarte a sua entrevista com o candidato. Pode passar pelo psicólogo ou o gerente, mas a sua impressão e apresentação para o candidato fará grande diferença na identificação do perfil. Se a contratação for mal feita, o custo será maior para sua empresa e a culpa será sua que não participou do processo.

Para a entrevista, use sempre a sua missão, visão e valores para mostrar ao candidato que sua empresa tem um caminho a seguir e que aquilo tem que representar o objetivo de cada pessoa que trabalha com você!

Porque contratar bem?

O custo de um processo seletivo (recrutamento, seleção, contratação e treinamento) é muito oneroso para o caixa da sua empresa, assim como o da demissão. Então tenha bem definido todo esse processo para evitar custos desnecessários. Defina datas para acontecer a contratação com a sua contabilidade, se atente para que não precise repetir o processo e faça com o candidato tenha a melhor experiência de entrevista de emprego.

Contratei

Depois de feita a contratação é preciso apresentar o seu negócio, revisar a missão, visão e valores e treinar essa pessoa, mostrando a cultura da empresa e abrindo todos os processos. Mostrar ao novo contratado que ele vai experimentar o melhor emprego da vida dele, na melhor empresa.

Para finalizar, lembre-se de mostrar respeito pelos candidatos desclassificados, afinal de contas ele procurou a sua empresa para prestar serviço, então retorne o contato e o agradeça, comunique-o da escolha por outro candidato e deseje boa sorte!  Se for o caso, deixe uma mensagem já salva no seu computador pra facilitar essa comunicação. E diga nos comentários o que você achou do meu texto de hoje.