Os Jogos Olímpicos Rio 2016 estão acontecendo e eu acabei descobrindo uma coisa muito mais interessante, logo resolvi compartilhar com você. As medalhas olímpicas são a representação de todo esforço e treinamento ao qual mais de 10 mil atletas dos 206 países estão buscando ganhar. Os organizadores dos jogos encomendaram quase 2.500 medalhas, sendo apenas 812 delas feitas de ouro.

Mas você sabia elas não são totalmente de ouro? As últimas medalhas feitas inteiramente desse material foram entregues nos Jogos Olímpicos de 1912.medalha-ladoalado

Como elas são feitas, afinal?

Produzidas pela Casa da Moeda do Brasil, as medalhas possuem um diâmetro de 85mm e se tornaram as maiores e as mais pesadas da história. A composição atual das medalhas foram 92% de prata; 6% de cobre e apenas 1% de ouro. Ela conta com um desenho de algumas folhas de louro em volta do logotipo da atual Olimpíada. E não foi só isso: para se obter o ouro ficou proibido o uso de mercúrio, um grande poluente. As medalhas de prata e bronze foram feitas com 30% de material reciclado, assim como suas fitas.

O mais interessante é que as medalhas dos Jogos Paraolímpicos possuem um pequeno dispositivo interno que faz um barulhinho quando você as sacode e cada tipo de medalha tem um som diferente. Ela foram criadas especialmente para os atlelas com deficiência audio visual.

(Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

(Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

Como elas são recebidas?

As medalhas são entregues dentro de uma caixa de madeira com um formato de pedra – e tudo teve a aprovação do Conselho para Proteção das Florestas – garantindo a sustentabilidade e legalidade do material.

Legal, né? Eu adorei toda essa preocupação com a sustentabilidade e espero que tenham gostado da curiosidade e que curtam bastante os jogos. Estamos na torcida para o Brasil ganhar mais medalhas de ouro.

Até o próximo post! ♥


Não deixe conferir o melhor site de semi joias do Brasil: www.franciscajoias.com.br
Nos siga no Snapchat, confira as novidades em Facebook e não esqueça de deixar um coraçãozinho no nosso Instagram! ♥