Atrair e reter os talentos na sua empresa é um desafio pra você? Ter um colaborador insatisfeito, que só pensa em ir embora ou se sente inseguro é um mau negócio e todo mundo sabe disso. Algumas coisas podem estar erradas na gestão e isso interfere na vontade, autoestima e comprometimento da pessoa que trabalha com você.

Vou te mostrar alguns fatores que podem influenciar na motivação e no engajamento daqueles colaboradores que fazem toda a diferença no nosso negócio

1 Trabalho em excesso

Coloque-se no lugar dos colaboradores que tem uma carga de trabalho estressante, física e mentalmente. Geralmente esses são os melhores que temos, aqueles que são pró ativos e líderes. Aí, algumas vezes esquecemos que eles são seres humanos, como nós!

Eles gostam de assumir essa responsabilidade, desde que seja reconhecida, valorizada e exposta. Mas o cansaço constante esgota e cria barreiras.

Portanto, valorize-os e mostre seus destaques e conquistas para os demais colegas. Isso fará você ganhar cada vez mais a confiança e a felicidade dele em estar diariamente na empresa.

2  Comunicação

Esse assunto é recorrente no meu blog porque é o pilar da boa gestão. Escolher “queridinhos” para comunicar as decisões que afetam o coletivo só vai gerar insatisfação.

Todos gostam de participar dos projetos, ajudar a pensar nas etapas e se sentir importante e valorizado. Não deixe ninguém desavisado, mostre a eles que independentemente da posição dentro da empresa a ideia dele sempre será avaliada e terá o mesmo peso entre as ações que a empresa planeja.

Estabelecer um canal direto para que ele fale sobre os anseios, expectativas e contribuir deve ser uma rotina.

Leia mais

5 dicas para melhorar a produtividade da sua equipe
 Treinar para desenvolver e transformar

3  Empoderamento

Delegue autoridade ao colaborador, assim ele se tornará mais responsável pelos resultados almejados. Para fazer isso é preciso criar uma cultura de prestigiar e dar espaço para ele se firmar, um programa de empoderamento do funcionário, isso vai trazer muitos resultados positivos.

4  Bonificação

Ter um sistema de bonificação por metas alcançadas, individuais e coletivas, também é um método para ter o engajamento do colaborador.

Não é uma atitude para se tornar regra, mas sim uma ferramenta para auxiliar na atração em bater metas e realizar atividades que podem trazer grandes resultados.

Vamos agir em prol de todos, ter um colaborador insatisfeito é sinal que outros também podem estar, acenda o seu alerta. Trabalhar com pessoas felizes e comprometidas com a nossa causa é essencial para o sucesso!